Beja recebe simpósio sobre valorização do Cardo
O auditório dos Serviços Comuns do Instituto Politécnico de Beja recebe, hoje, o II Simpósio de Valorização do Cardo-seminário de encerramento do projeto MedCynaraBioTeC.
Uma iniciativa de divulgação do conhecimento científico e tecnológico em torno da valorização do Cardo desenvolvida pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) conjuntamente com o Instituto Politécnico de Beja, Universidade de Évora e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Neste Simpósio, a planta cardo, um recurso endógeno, bem-adaptado ao nosso país e à nossa região, volta a estar em destaque. As suas múltiplas funcionalidades e oportunidades de valorização serão abordadas através da realização de 2 painéis. “Diversidade e Genética do Cardo” centra atenções na caraterização genética, molecular, fenotípica, e bioquímica, constituindo o primeiro alicerce do que será um futuro programa de melhoramento genético em cardo e a “Valorização Biotecnológica da Cadeia de Valor do Cardo” apresenta novas potenciais aplicações para extratos da planta, desde utilizações com potencial farmacológico, agroalimentar, e agronómico, numa perspetiva de utilização industrial.
Através deste evento pretende-se reforçar a importância da investigação, e da utilização dos seus resultados, como instrumento de capacitação e de potenciação do desenvolvimento dos territórios em torno da valorização económica da planta do cardo.
O projeto MedCynaraBioTeC – Seleção de Genótipos de Cynara cardunculus para novas aplicações biotecnológicas: potenciar a cadeia de valor do cardo, uma cultura mediterrânica bem-adaptada – é uma abordagem técnico-científica para transformação de um recurso endógeno numa cultura agroindustrial, fonte de vários compostos de interesse biotecnológico. É um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional do Alentejo 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).