O Projeto de Lei que o PCP apresentou com o objetivo de que o Estado Português reconheça o direito a cultivar e promover o Barranquenho enquanto instrumento de comunicação e de reforço de identidade cultural da população de Barrancos, foi aprovado na Assembleia da República.

Trata-se de um projeto de lei, segundo João Dias, “distinto, que se diferencia por introduzir a sua identidade cultural! Os seus hábitos, os seus costumes, a sua tradição, a sua gastronomia, a sua memória e a sua língua”.

Ainda segundo o parlamentar do PCP, “o marco histórico que hoje se concretizou teve o decisivo contributo Município de Barrancos, que em 2008 aprovou a classificação do Barranquenho como Património Cultural Imaterial Municipal. E já no verão de 2017 – Fomentou o Estudo do Barranquenho para Classificação Nacional e o ensino na escola local”.

Contudo, diz João Dias, “não podemos olhar para Barrancos apenas pelo seu dialeto. Não podemos esquecer os problemas de desenvolvimento económico e social. Barrancos tem sido abandonado à sua sorte, a cada dia que passa, Barrancos, fica mais distante. Para o PCP todos os Povos interessam! Principalmente para aqueles em que o distanciamento social e económico é bem superior ao distanciamento físico!”

Esta iniciativa, diz o PCP, insere-se nos esforços que o Partido tem vindo a desenvolver no caminho da luta por uma vida melhor para as populações, apresentando propostas para a solução dos seus problemas, para a valorização das potencialidades do território e das pessoas e para que as políticas a adotar correspondam aos interesses da população de Barrancos.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.