Há vidas assim...

A Vida em Modo Sonho

Enquanto beberricava o vinho a sua atenção ia recaindo sobre as pessoas que desfilavam perante o seu olhar.

O sol das duas horas da tarde batia-lhe nos olhos com uma intensidade tal que mal os conseguia abrir. Os óculos escuros que nunca largava, quer fosse dia ou noite, tinham ficado em casa. A pressa de saída tinha levado ao esquecimento. De repente uma lembrança urgente. Meteu as mãos nos bolsos e as chaves da sua habitação não estavam lá. Também tinham ficado em casa. Como entraria no regresso? Sacudiu o pensamento, mais tarde logo se veria, cada coisa a seu tempo, vidros partidos não faltavam por onde pudesse abrir uma janela e entrar. Agora a urgência era chegar à esplanada do bar onde costumava passar todas as tardes de verão durante o mês de férias. Sobressalto. E o dinheiro? A mão metida abruptamente no bolso de trás das calças sossegou-o, a nota de vinte euros estava lá.

Chegado ao fim da rua, entrou na praça, virou à direita e sentou-se numa das cadeiras da mesa vazia situada à sombra de um dos poucos plátanos existentes no espaço que, em tempos não muito distantes, tinha sido o centro da cidade. Pediu um copo de vinho branco, depois outro a que outros se seguiram. Este era o ritual de todos os dias de agosto até os vinte euros se esgotarem.

Enquanto beberricava o vinho a sua atenção ia recaindo sobre as pessoas que desfilavam perante o seu olhar.

O seu maior deleite era centrar toda a atenção numa ou num dos transeuntes e construir-lhe uma vida, dar-lhe um emprego, uma família, amigos e traçar-lhe um quotidiano. Embora em cada dia o alvo fosse diferente, a história de vida criada era, no fundo, sempre a mesma, a sua. Umas vezes a real outra vezes a que gostaria de ter tido. 

E em cada dia tudo terminava da mesma maneira, com o empregado do bar a cortar-lhe o pensamento no desempenho da tarefa de desmontar a esplanada. Com o sol no ocaso era a vez de Adriano, cinquenta anos, funcionário público, regressar a casa, sentar-se no sofá, ligar a televisão e pela madrugada dentro, até o sono o vencer, ver todos os filmes cor de rosa do canal “Star Life” exibidos nesse dia.  

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.