As escolhas de Alexandre Catarino

O nosso convidado de hoje do “A Gostar de Ouvir…” é Assistente Social de profissão, mas músico de coração. Com Luís Ildefonso forma os Malino, um dos projetos musicais mais irreverentes da região. Os MALINO são uma formação de duas guitarras com uma sonoridade contagiante que fazem de cada apresentação uma festa.

Alexandre Catarino é hoje o convidado do “A Gostar de Ouvir…”

Natural de Beja, sempre residiu na cidade, onde cresceu, estudou, ensaiou, fundou várias bandas, produziu novas sonoridades, pisou palcos, apoiou a organização de espetáculos, continuando até hoje a sua atividade musical. Simples e simpático, Alexandre não fica indiferente à evolução da sociedade e consequentemente da indústria musical. Enquanto músico compositor de temas originais destacam-se os trabalhos nas bandas Carbilly, Tango Paris e mais recentemente na incrível dupla de guitarristas MALINO, com a qual tem realizado espetáculos de norte a sul do país. Ao longo dos anos colaborou com outras bandas e artistas, quer enquanto músico, como também, no apoio à divulgação e produção musical.

Vamos então às respostas do nosso convidado ao questionário do “A Gostar de Ouvir…” e da playlist que Alexandre Catarino nos propõe como banda sonora para este fim de semana.

É um ouvinte regular de música?

Sim, diariamente. Onde mais gosto de ouvir música é em casa e em viagem, por conseguir apreciá-la e sentir os arranjos e pormenores. Gosto de ouvir maioritariamente cd´s, mas recorro diariamente ao Youtube e Spotify. Admito que tenho cada vez mais dificuldade em ouvir música na rádio e na televisão, porque as escolhas musicais são demasiadamente fracas. Desde sempre que assisto ao maior número de espetáculos possível, porque gosto de perceber o feeling das bandas em palco e a forma como interpretam as suas músicas. A música sem palcos não é a mesma coisa e desde sempre que o mundo do espetáculo e da produção me fascinaram.

Quais são as suas grandes influências musicais?

São muitas mesmo. Em criança comecei a ouvir grandes discos do meu pai, maioritariamente das décadas de 60, 70, 80 e incontornavelmente o gigante chamado Rock é uma influência bem presente. Mais tarde todas as décadas trouxeram igualmente uma série de grandes músicos e bandas. Diria que do Rock, ao Blues, ao Pop, ao Metal, à WorldMusic, existem imensas bandas que adoro e me influenciaram. Não sou propriamente um apreciador nato de apenas um estilo de música, mas sim de música feita com feeling, por músicos e com instrumentos musicais! As influências enquanto músico advêm de tudo o que gosto e me faz sentir bem.

Se tivesse que escolher um cantor/a ou banda preferida qual seria?

É uma pergunta difícil de responder, porque existem muitos músicos e bandas que poderia enaltecer, mas escolheria enquanto músico “Freddie Mercury” e consequentemente a gigante banda “Queen”.

E um tema?

Tenho dificuldade em escolher apenas um tema. Seria injusto evidenciar apenas um, quando na verdade gosto de tantos! Por isso abstenho-me!

O que eu ando a ouvir

Voodoo Child
Jimi Hendrix
Voodoo Child
Jimi Hendrix
Honey White
Morphine
Honey White
Morphine
Tuscan
The Trouble Notes
Tuscan
The Trouble Notes
Bohemian Rhapsody
Queen
Bohemian Rhapsody
Queen
Estrela do Mar
Jorge Palma
Estrela do Mar
Jorge Palma
Comfortably Numb
Pink Floyd
Comfortably Numb
Pink Floyd
Sultans Of Swing
Dire Straits
Sultans Of Swing
Dire Straits
Lonely Boy
The Black Keys
Lonely Boy
The Black Keys
Scuttle Buttin
Stevie Ray Vaughan
Scuttle Buttin
Stevie Ray Vaughan
The Pot
Tool
The Pot
Tool
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.