As escolhas de Armando Torrão
É um dos mais talentosos e conhecidos músicos de Serpa.
Como o irmão Francisco e o irmão Zeca (falecido em março de 2021) transporta a mística do Cante de Serpa e da Margem Esquerda do Guadiana.
Armando Torrão é hoje o convidado do “A Gostar de Ouvir…”
Para Armando Torrão, músico multi-instrumentista, compositor - é dele, entre outros temas, o hino de elevação do Cante Alentejano a Património da UNESCO “Mas que dia tão bonito” e “Roubei-te um Beijo”- a música faz parte da sua vida e da sua profissão e é uma fonte de renovação espiritual, alento e partilha.
Desde sempre ligado à música, integrou vários agrupamentos, foi regente de várias bandas filarmónicas e professor de música entre 1978 e 2002. Atualmente é funcionário do município de Serpa.
Com uma forte ligação ao Cante Alentejano, compilou em livro o “Cancioneiro: Modas Populares do Concelho de Serpa”, faz parte do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa e com a formação “Os Alentejanos” tem levado a todo o país e ao estrangeiro o cancioneiro alentejano com uma nova abordagem.
A música, como ouvinte, faz-lhe companhia sempre que possível seja na rádio, no clássico vinil ou no CD.
A concertos ao vivo, que não os seus, vai sempre que tenha disponibilidade e preferencialmente na sua área de residência.
Diz-se facilmente influenciável pelo que considera genuíno numa amplitude de 360º.
A playlist que fez para O Atual é bem ilustrativa desse seu gosto eclético, elegendo Rui Veloso como um dos seus compositores e intérpretes favoritos, escolhendo o tema “Ilha” do disco “Guardador de Margens”, terceiro álbum de estúdio de Rui Veloso, lançado em 1983.
Aproveite as propostas de Armando Torrão como banda sonora do seu fim de semana.