As escolhas de Luís Espinho
Diz-se um "musicaholic".
Tem como músicos preferidos Stevie Wonder e James Taylor, mas é seguramente por outros dois músicos que o seu coração bate mais forte: Buba e Eduardo.
Luís Espinho, 67 anos, casado, 2 filhos, reformado da Banca
e músico nas horas todas!
Alguns, a quem os cabelos brancos insistem a ser dominantes, lembrar-se-ão dele nos inesquecíveis bailes dos Revisão, banda que integrou entre 1973 e 1978, outros da sua participação entre 1976 e 1977 nos Green Windows, com direito a Festival da Canção.
Entre 1978 e 1982, integra a banda Hictal, que na época fizeram um assinalável percurso, num tempo que coincidiu com o boom do novo rock nacional.
Os Adiafa, que integrou entre 2000 e 2015, levam-no ao primeiro lugar do top número de vendas durante semanas e a uma interminável digressão por todo o país.
Participa entre 2010 e 2011 no projeto de João Gil, Baile Popular. Em 2011 grava “Mestre Cante”, projeto inspirado no Cante Alentejano visando a sua divulgação com novas abordagens.
E porque se afirma músico nas “horas todas” reativou o grupo Hictal e continua a divulgar o Cante Alentejano em Lisboa - juntamente com o Buba Espinho e o Luís Trigacheiro - num projeto chamado Real Fado, que junta, entre outras manifestações musicais, o Fado e o Cante.
Afirmando-se um "musicaholic", Luís Espinho diz que a música é o seu “sexto sentido” que o ajuda a respirar, a sentir, a ser, a ter, a fazer…
Ouve música em todos os suportes e vai sempre que pode e as circunstâncias o permitem a concertos ao vivo.
Uma das suas músicas favoritas é "All in love is fair" de Stevie Wonder.
Diz que com tanta oferta é difícil escolher um músico preferido, mas revela dois dos seus preferidos: Stevie Wonder e James Taylor.
Porém, não arriscamos muito se dizermos que é por outros dois músicos que o seu coração bate mais forte:
Eduardo Espinho, compositor, interprete, guitarrista exímio, neste momento ao lado de Rui Veloso na tournée que este está a fazer no formato trio por todo o país.
E Buba Espinho, que desde muito cedo vive intensamente uma paixão pela música de raiz tradicional alentejana, a que juntou mais tarde o gosto pelo Fado. Buba Espinho trilha atualmente, com passos seguros, uma carreira como músico profissional com a coragem e a determinação de arriscar e inovar.
Eduardo e Bernardo (Buba) Espinho são os filhos de Luís Espinho o nosso convidado de hoje do “A Gostar de Ouvir…” que escolheu para nós a banda sonora deste fim de semana.