As escolhas de Manuel Nobre
É professor de profissão, nos últimos anos tem estado envolvido nas lutas sindicais, mas é na música, nos muitos projetos que abraça, que o vemos mais feliz.
No passado mês de abril surpreendeu, até os mais próximos, com o lançamento do álbum “ Alamedas de Abril”, um álbum que foi uma “pedrada no charco” de muitos bons momentos musicais.
Num arrojado projeto de grande folego, Manuel Nobre reuniu num único disco a poesia de Manuel da Fonseca, Manuel Rodrigues, Urbano Tavares Rodrigues, José Gomes Ferreira, Ary dos Santos, Laíns de Ourém, entre outros.
Para dar voz às palavras dos poetas, convidou Ildefonso Godinho, Rui Gomes, Uxía, Luanda Cozetti, Celina da Piedade, Fernando Pardal, Paulo Ribeiro, Miguel Encarnação, Telmo Narciso, Sérgio Fidalgo e Carolina Moreira.
Com um padrão tão elevado de poetas e cantores, Manuel Nobre não se fez rogado e juntou um naipe de músicos à altura como Jorge Moniz, Vítor Guerreiro, Manuel Rocha, João Cataluna, Pedro Mestre, Hugo Bentes, Armando Torrão, Artur Silva, Sérgio Fidalgo, Paulo Cascalheira, Paulino Godinho e Rui Porto.
Celebrar desta forma o 25 de Abril de 1974, é profundamente coerente, desde logo com o seu pensamento político, mas também com os seus gostos musicais, nomeadamente pelos autores e compositores de música de intervenção e protesto nacionais e internacionais.
Mas são ecléticos os gostos musicais de Manuel Nobre, que passam também pela música anglo Saxónica; música rock/soul anos 60/70 e a música pop, que ouve na rádio, sempre que conduz, não deixando de ouvir em casa discos específicos, sejam no Spotify, em mp3, CD ou vinil, como ferramentas de trabalho.
Como músico, Manuel Nobre, sabe da importância de tocar ao vivo e por isso marca presença, sempre que pode, em concertos ao vivo de outros músicos.
Considera quase impossível e injusto escolher um músico ou uma banda entre os muitos que gosta, mas mesmo assim avança com Sting (ex-Police) e o tema “Message in a bottle” como um dos seus preferidos.
Para além de lhe recomendar a audição do disco “Alamedas de Abril”, recomendo também que aproveite este domingo para desfrutar da playlist que Manuel Nobre fez para O Atual.
Boa audição!