As escolhas de Nuno Palma Ferro
É verdade que o nosso convidado de hoje do “A gostar de Ouvir…” viu aumentar exponencialmente a sua exposição pública e mediática, em função de ter aceitado o desafio de se candidatar à presidência da Câmara Municipal de Beja por uma coligação de partidos políticos liderada pelo PSD.
Mas não é menos verdade, que Nuno Palma Ferro, ou melhor, o professor de matemática ou o dirigente desportivo Nuno Palma Ferro, é uma figura com reconhecimento na cidade e na região de Beja.
Sobre as razões da sua candidatura autárquica, diz, que o faz pelo exercício de cidadania, mas este não é seguramente o espaço para avaliar do mérito ou desmérito desse exercício.
No “A Gostar de Ouvir…”, aquilo que procuramos é conhecer a ligação do convidado, neste caso do candidato Nuno Palma Ferro, à música. (nas próximas edições teremos outros candidatos)
Nuno Palma Ferro, nasceu em Luanda (Angola) à 51 anos e é professor de profissão.
É um ouvinte regular de música, quando conduz, a trabalhar e em momentos de descontração, utilizando como plataforma a rádio, o Youtube e o Spotify
Vai ocasionalmente a concertos ao vivo.
Ao desafio de escolher um artista ou banda favorita, bem como um tema que goste particularmente, a escolha recaiu nos irlandeses U2 e o tema no clássico “Sunday Bloody Sunday”.
Pedimos a Nuno Palma Ferro, no papel de candidato à Câmara Municipal de Beja que, de forma sucinta, nos desse a visão da sua candidatura para a promoção da música, enquanto expressão artística, e da cultura de uma forma geral para o concelho. Aqui fica a resposta.
Para o Beja Consegue a música é um dos elementos basilares da identidade cultural de um povo, servindo também para educar, formar e dar a conhecer outras realidades e culturas. Assim sendo defendemos a apresentação da música de uma forma diversificada contemplando vários estilos, sonoridades e origens. Vemos a música como forma de aprendizagem, “abertura de horizontes”, e criação de laços entre as pessoas. Consideramos que a música também deve ser usada como veículo para a divulgação da cultura e dos artistas do nosso concelho. Neste sentido propomos o apoio aos artistas, ao ensino da música e a apresentações do nosso concelho, assim como a realização de eventos que visem a apresentação variada de música de forma abrangente.
A 26 de setembro, os eleitores decidirão se estes são ou não argumentos válidos para votarem em Nuno Palma Ferro, mas até lá, e como é habitual, aqui fica para este fim de semana as proposta do nosso convidado
Bom fim de semana!