As escolhas de Sónia Calvário
Dinamizadora de um dos mais interessantes blogs da região, o Expoente M ( Expoente M – Expor e Elevar), Sónia Calvário, advogada de profissão, nascida na Alemanha, mas portuguesa e alentejana de gema, diz-nos que a música tem o condão de a fazer “viajar e sentir”, embora reconheça que já foi uma consumidora mais regular e que hoje aprecia muito o silêncio.
Gosta especialmente das memórias que muitas músicas provocam e, assim, regressar a sítios, a pessoas, a odores e a cores. Para além de adorar dançar.
Prefere ouvir música na rádio porque gosta da imprevisibilidade do que vai passando e de se surpreender. O suporte físico preferido é o CD.
A música acompanha-a essencialmente nas viagens, curtas ou longas, nas tarefas domésticas, no bricolage (que diz adorar) e quando faz exercício físico (embora nada regular!).
Vai a concertos ao vivo com alguma regularidade, apesar de um interregno durante alguns uns anos, quando o filho e a filha eram pequenos.
Não arrisca em nomear um intérprete preferido por ser muito eclética no que gosta de ouvir.
Já sobre a escolha de um tema que considere favorito, Sónia Calvário elege “É tão Grande o Alentejo”, tema emblemático da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da UNESCO, processo que Sónia Calvário acompanhou muito de perto, quando desempenhava o cargo de Vereadora a tempo inteiro na autarquia de Beja. Uma escolha que vai à alma (cantado ao vivo! – por isso não a colocou na playlist).
Outro dos temas escolhidos é “We are the World”, canção escrita por Michael Jackson e Lionel Ritchie e produzida por Quincy Jones, que surgiu quando um grupo de artistas norte-americanos se decidiu juntar no grupo USA for Africa para dar resposta à crise humanitária naquele continente, em particular à fome que assolou a Etiópia entre 1983 e 1985, que matou mais de um milhão de pessoas. Para além da criação artística, gosta do tema pela mensagem, pelo simbolismo, pelas recordações, pelo conjunto de músicos (quase todos os que ouvíamos na década de 80, época musical que Sónia – e grande parte da sua geração – considera especial).
A playlist que fez para “O Atual”, retrata o ecletismo de estilos e intérpretes e é uma belíssima proposta para o seu fim de semana de Páscoa.
Páscoa Feliz com este “A Gostar de Ouvir…