Carta de Pina Manique ao Provedor da Comarca para a criação dos Enjeitados
Para fazer face ao avultado número de crianças abandonadas e aos inúmeros infanticídios, o intendente geral da Polícia do Reino, Pina Manique, determinou através da circular datada de 24 de maio de 1783 a criação de um estabelecimento designado “Roda dos enjeitados” para acolher as crianças abandonadas.
A carta enviada por Pina Manique sobre este assunto consta do Livro de Registo de Leis, Ordens Provisões e Alvarás da Câmara Municipal de Beja, a fólios 242 e seguintes.
No referido documento o intendente da Polícia do Reino determina que o Provedor da Comarca deveria criar em cada vila um local específico para as crianças serem deixadas em segurança. Esta medida visava diminuir a elevada taxa de mortalidade associada ao abandono de crianças. Para esse efeito, define que a “Roda dos enjeitados” deveria ser financiada através das rendas dos Concelhos sendo que a responsabilidade sobre estas crianças terminava quando o menor completava sete anos de idade.
Este documento pertence ao fundo da Câmara Municipal de Beja que pode ser consultado no Arquivo Distrital de Beja ou em https://digitarq.adbja.arquivos.pt/details?id=1084073
CRÉDITOS DE IMAGEM
Título: Carta de Pina Manique ao Provedor da Comarca para a criação dos Enjeitados
Cota: D1.A1.P5
Código de referência: PT/ADBJA/AL/CMBJA/A/001/0009
Imagem cedida pelo Arquivo Distrital de Beja