18 anos de Festival Terras sem Sombra
“Há uma paz infinita na solidão das herdades”: Quietude, Natureza e Música (Séculos XII-XXI) é o título da 18.ª edição do Festival Terras sem Sombra, que arranca no próximo fim de semana (2 e 3 de Abril) em Ferreira do Alentejo.
O agrupamento de câmara Trio Klavis, um ensemble de referência na música centro-europeia, atua a 2 de Abril (21h30), em Figueira dos Cavaleiros (Lagar do Marmelo), no concerto inaugural do Festival Terras sem Sombra.
Criado em 2003, o Festival Terras sem Sombra é uma iniciativa da sociedade civil que pretende dar a conhecer a um público alargado um território, o Alentejo, que sobressai pelos valores ambientais, culturais e paisagísticos e apresenta, em geral, um dos melhores índices de preservação da Europa.
A comemorar 18 anos de existência, o Festival mantém-se fiel aos valores e à missão que o guiam desde a sua génese, privilegiando o carácter itinerante, a tónica na descentralização cultural, a formação de novos públicos, a inclusão e a sustentabilidade.
Os eventos, aos fins-de-semana e de acesso gratuito, incluem concertos de música erudita, visitas ao património cultural e ações de salvaguarda da biodiversidade. A qualidade da programação coloca o Alentejo na agenda cultural europeia e fomenta o conhecimento e a memória do território.
Nesta edição, a temporada estende-se de Abril a Outubro de 2022, percorre 11 concelhos alentejanos (Ferreira do Alentejo, Vidigueira, Castelo de Vide, Santiago do Cacém, Beja, Alter do Chão, Mértola, Mourão, Odemira, Montemor-o-Novo e Sines) e apresenta concertos com agrupamentos vindos das mais diversas geografias.