A Escola do Cantinho da Ribeira voltou a ter crianças durante um dia
Encerrada desde 1983 para a atividade letiva, a escola do Cantinho da Ribeira voltou ontem a ter a vida e a alegria que outrora este espaço teve.
Foto: Nelson Patriarca
A Professora Mariana Júlia, última professora a lecionar nesta escola, voltou a abrir as portas que tinha encerrado em 1983 e contou ao Atual as emoções que viveu quando se despediu deste espaço e a alegria de voltar a ver, mesmo que só por um dia e sua escola cheia de crianças.
Carlos Casimiro, presidente da União das Freguesias de Albernoa e Trindade, diz que a União de Freguesias quer devolver este espaço à comunidade para que o mesmo seja um espaço de convívio para assinalar de datas marcantes e um espaço para uso de atividades culturais, acreditando que pode contribuir para promover um local que considera muito bonito marcado pelos montados e pelas ribeiras de Terges e Cobres.
O Cantinho da Ribeira, localizado a 6 Km da Trindade no concelho de Beja, é um conjunto de Montes onde se encontram as ribeiras de Terges e Cobres a caminho do Guadiana. O local guarda no imaginário a morte em 1932 de António Dias Matos, no caso que ficou conhecido para a história como “A tragédia de Beja”, imortalizado em 1958 no romance “Seara de Vento” do escritor alentejano Manuel da Fonseca e mais recentemente adaptado ao cinema em “Raiva” do realizador Sérgio Tréfaut.
Fotos e Video: Nelson Patriarca