Acidente de trabalho faz ferido grave eletrocutado nas minas de Aljustrel
Um homem, de 46 anos, sofreu hoje ferimentos graves ao ser eletrocutado por um cabo de alta tensão, num acidente de trabalho no complexo mineiro de Aljustrel (Beja), revelaram a Proteção Civil e os bombeiros.
Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo explicou que os bombeiros receberam o alerta para o acidente de trabalho às 12:19.
“É um ferido grave. O homem sofreu queimaduras devido a um cabo de alta tensão”, disse a mesma fonte.
Igualmente contactada pela Lusa, fonte da corporação dos Bombeiros Voluntários de Aljustrel explicou que o ferido grave é “um trabalhador, de 46 anos, de uma outra empresa que trabalha para a Almina”, concessionária das minas daquela vila alentejana.
O ferido grave, transportado de ambulância para o hospital de Beja, “foi eletrocutado pelo cabo de alta tensão”, acrescentou a mesma fonte dos bombeiros.
Já fonte do Comando Territorial de Beja da GNR precisou à Lusa que a vítima, de nacionalidade portuguesa, foi “eletrocutada num quadro elétrico à superfície da mina”.
A Unidade Local do Litoral e Baixo Alentejo da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) já mobilizou uma equipa para o local, para “dar início às averiguações, no âmbito do processo de inquérito ao acidente de trabalho”, disse à Lusa fonte do organismo.
Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, para o local foram mobilizados 19 operacionais, apoiados por seis veículos. Foi ainda acionado um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), mas que não chegou a helitransportar a vítima.