ACVCA reúne produtores de Vinho de Talha do Alentejo
“As Castas e o Vinho de Talha” é o mote para uma conferência que a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) promove, esta tarde, seguida de uma prova de Vinhos de Talha DOC Alentejo.
Esta iniciativa teve
a sua primeira edição em 2019 com uma “boa adesão do publico em geral” e contou
com a presença de diversos produtores Alentejanos de Vinho de Talha DOC
Alentejo. Para a ACVCA, o Vinho de Talha tem uma representação histórica e
cultural, uma vez que na sua produção são usadas uvas provenientes de vinhas
centenária e a vinificação é realizada da forma mais artesanal e manual
possível.
De acordo com a ACVCA “depois de dois anos parado, o Talha DOC regressa com uma conferência atual e mais produtores desta técnica milenar.”
Trata-se de um evento que pretende preservar e mostrar ao público a essência do Vinho de Talha através da prova de vinhos de diversos Produtores convidados.
Este ano é anunciada uma novidade, uma prova cega dos Vinhos de Talha, num painel de provadores coordenado pela Revista Paixão Pelo Vinho, com a presença do enólogo Vasco Moura Fernandes. Nesta prova serão avaliados todos os vinhos de Talha DOC Alentejo enviados pelos produtores. Os vinhos selecionados, no final das provas, serão apresentados aos leitores da renomada revista com uma avaliação, para que todos possam ter a oportunidade de conhecer um pouco de cada um, assim como de todo o evento.
A conferência desta tarde conta com as presenças de Virgílio Loureiro, autor do livro “O Vinho Sentido”, Regente Agrícola, pela Escola de Coimbra, engenheiro agrónomo, pela Universidade Técnica de Lisboa, e engenheiro biológico, pela Universidade Nova de Lisboa, que aborda o tema das castas no vinho de talha. Elsa Gonçalves, professora auxiliar do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA/UL), onde leciona diversas áreas, nomeadamente Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas, e membro da Direção da Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira-PORVID e Presidente do Grupo de Peritos “Genetic Resources and Vine Selection” da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, centra atenções na genética das castas. A moderação está a cargo de Luís Gradíssimo, enófilo, especialista em vinhos e enogastronomia e responsável pelo projeto Enóphilo, que irá conduzir a conferência.
A prova de vinhos, dos produtores de Vinho de Talha DOC Alentejo, tem início às 15.30 horas na Casa das Talhas, espaço de enoturismo desta Adega. Marcam presença produtores de Vinho de Talha DOC Alentejo certificado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).