2,3ME para obras de reabilitação da ETA do Alvito
A empresa AgdA-Águas Públicas do Alentejo vai avançar com obras de reabilitação da Estação de Tratamento de Águas da Barragem do Alvito, no valor de cerca de 2,3 milhões de euros.
A ETA do Alvito localiza-se junto à Barragem de Albergaria
dos Fusos, no concelho de Cuba, a infraestrutura é constituída pela captação,
pela própria ETA e pela estação elevatória que abastece os concelhos de Cuba,
Alvito, Viana do Alentejo, Vidigueira e ainda o concelho de Portel, através da Águas
do Vale do Tejo.
Serve atualmente uma população de 24 mil habitantes, e tem uma capacidade máxima de tratamento de 360m3/hora. A construção da ETA do Alvito remonta à década de 90, tendo entrado em funcionamento em 1999, mais tarde, em 2007, a instalação sofreu uma primeira remodelação.
Passados mais de 20 anos da entrada em funcionamento da ETA, tornou-se necessário intervir tendo em vista a melhoria do funcionamento da instalação. A Empreitada de Conceção/Construção da Reabilitação da ETA do Alvito contempla intervenções nas infraestruturas de captação e otimização das condições de algumas etapas de processo de tratamento, prevendo ainda a renovação de uma das estações elevatórias (ETA do Alvito-Reservatório da Forca).
Esta empreitada permite “potenciar a utilização de infraestruturas públicas implantadas no território, o que contribui para uma gestão integrada da utilização de recursos hídricos, crucial para uma região caraterizada pela escassez hídrica”.
Segundo a AgdA. “com estas intervenções, fica assegurada a produção de água necessária para abastecer em quantidade e qualidade as populações servidas por este Sistema de Abastecimento de Água.”
A adjudicação desta empreitada foi feita à empresa AccionaAgua, S.A-Sucursal Portugal, por cerca de 2,3 milhões de euros e com um prazo de execução de 415 dias contínuos, onde se inclui a elaboração do projeto de execução.
Trata-se de uma obra cofinanciada pelo POSEUR.