Agrupamentos de Centros de Saúde preparam administração da vacina contra a covid 19
Os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de todo o país, numa altura em que arranca uma nova fase da vacinação contra a covid-19, segundo a Lusa, “afinam processos” e articulam com os municípios a escolha de espaços para a administração das vacinas.
A vacinação de idosos com 80 ou mais anos e
de pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas arrancou, ontem, em
Lisboa, e prossegue hoje em mais sete locais da região Norte.
Segundo informações fornecidas à agência Lusa pelo ministério da Saúde, nas restantes administrações regionais de saúde do país esta fase da vacinação inicia-se na próxima semana.
A Lusa contactou presidentes de ACES de diferentes regiões do país que explicaram o trabalho que está a ser desenvolvido no território que abrangem e a articulação com os municípios, sendo que, em alguns casos, ainda aguardam orientações das respetivas Administrações Regionais de Saúde (ARS).
Na sequência da atualização do plano nacional foram integrados para vacinação contra a covid-19 todos os idosos com 80 ou mais anos, independentemente de terem qualquer comorbilidade ou doença.
Além desses, serão vacinadas as cerca de 400 mil pessoas com 50 ou mais anos e que tenham, pelo menos, uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.
A convocatória de idosos com 80 anos ou mais e de pessoas com doenças de risco entre os 50 e 79 anos será preferencialmente feita por mensagem SMS, sempre que haja informação do número de telemóvel do utente no sistema.
Segundo dados recentemente revelados até ao final de janeiro tinham sido administradas mais de 6 mil vacinas, na primeira fase de vacinação, aos grupos prioritários.