A peça, elaborada durante as aulas de trabalhos manuais, foi entregue ao criador de cordofones que cria guitarras para artistas de todo o mundo a partir da aldeia de Trindade, no concelho de Beja.

A ideia surgiu depois de uma visita, de alunos e professores da EB1/JI de Albernoa, à oficina de José António Cardoso, conhecido no meio musical como Luthier Cardoso, no Dia da Árvore.

De regresso a Albernoa e pegando no livro do autor de cordofones que vive e trabalha na Trindade, alunos e professores foram criando, a partir das medidas e esboços contidos no livro, uma guitarra que contou com materiais como cartão, massa, colas, fios de nylon, tintas e muita imaginação para replicar em peça artesanal aquilo que são as indicações, medidas e formas que José António Cardoso descreve no seu livro.

A réplica da viola campaniça foi entregue, ontem, a José António Cardoso, que se mostrou surpreendido com a surpresa “fico muito sensibilizado com esta oferta, melhor não podia acontecer. Gosto muito disto, isto para mim é ouro sobre azul, é muito agradável ver o empenho destes meninos e destes professores para criarem um objeto destes depois de uma visita à oficina. Vindo de uma escola ainda me sensibiliza mais”.

Em conjunto com a peça, os professores e alunos fizeram também um manual de elaboração do “seu cordofone”, no sentido de mostrarem como fizeram este trabalho, com fotos de todas as fases do processo. No final, os alunos “assinaram” o seu nome, deixando assim um registo que ficará agora exposto na Oficina de Luthier Cardoso.

Galeria de fotos

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.