Alentejo 2030 aprova Estratégia "Território Regenerativo: Agrofloresta Multifuncional"
Está aprovada a Estratégia de Eficiência Coletiva "Território Regenerativo: Agrofloresta Multifuncional", inserida na política de valorização dos territórios de baixa densidade apoiada pelo Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE) ao abrigo do Programa Alentejo 2030.
Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa, Vidigueira, Odemira e Grândola são os 15 municípios pertencentes à NUTS III Baixo Alentejo e NUTS III Alentejo Litoral que fazem parte da zona geográfica abrangida.
O município de Almodôvar é Entidade Líder desta parceria que junta mais de 60 parceiros públicos e privados e que vai apoiar a execução dos projetos com uma equipa de Coordenação e Gestão e que acompanhará também o desenvolvimento do Plano de Ação. No total são 19 projetos promovidos por parceiros locais, regionais, nacionais e internacionais num investimento que ultrapassa os 27 milhões de euros.
Com um horizonte de execução até 2027, esta estratégia é uma abordagem integrada e participativa que mobiliza agentes públicos, privados e da sociedade civil em torno de um novo modelo de desenvolvimento rural, mais resiliente, inclusivo e alinhado com os desafios da transição climática.
António Bota, Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, considera que “esta estratégia é o reflexo de uma visão coletiva para um território com futuro, onde a natureza, a economia e a comunidade se fortalecem mutuamente e se preparam para os desafios futuros”.