Alentejo 2030 vai contar com 1 104 milhões de euros
As linhas gerais que vão reger o novo Programa Regional - Alentejo 2030, para o período 2021-2027, foram ontem apresentadas aos autarcas e agentes do território, numa sessão que contou com a presença da Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa.
Demografia e Excelência dos serviços de suporte; Sustentabilidade territorial e dos seus recursos; Especialização inteligente e competências; Valorização económica dos recursos e dos ativos; Qualificação dos subsistemas territoriais e Governação e ação coletiva regional, são os principais eixos que integram a Estratégia Regional 2030.
1.104,3 milhões de euros é o montante global da programação construída em torno dos cinco objetivos estratégicos da União Europeia: uma Europa mais inteligente, mais verde, mais conectada, mais social e mais próxima dos cidadãos.
O novo Quadro Comunitário conta com muitas alterações, relativamente ao anterior, desde logo o papel mais relevante que as Comunidades Intermunicipais vão ter na gestão das verbas que serão objeto de contratualização com a respetiva CCDR.
Os avisos do novo quadro, que passarão a ser aprovados pelas CCDRs, deverão ocorrer ainda no primeiro trimestre do corrente ano e visarão o apoio às empresas.
António Bota, presidente da CIMBAL, diz que a Comunidade Intermunicipal está pronta para o desafio mas vai precisar de reforçar as suas equipas técnicas para dar resposta ao volume de trabalho que as novas responsabilidades acarretam.