Alentejo apresentado como líder da produção de azeite durante Conferência de Olivoturismo
Durante a conferência "Olivoturismo: O Regresso às Origens", realizada no Évora Olive Hotel, foi revelado que 80% a 90% da produção nacional de azeite é oriunda do Alentejo e que, este ano, sofreu um aumento significado, graças a novos investimentos e ao fornecimento de água pela barragem do Alqueva.
Os dados foram apresentados no painel “O Azeite do Alentejo: o Estado da Nação”, e revelou-se ainda que a produção de azeite em 2024 deverá atingir as 190 mil toneladas, um aumento significativo, em relação aos anos anteriores.
Além disso, e segundo destacou o olivicultor Nuno Paixão, a nível de exportação, 40% do azeite é destinado à Europa, nomeadamente mercados como Hungria, Polónia, Bélgica e Suíça.
Durante a conferência, foi também discutida a necessidade de maior literacia sobre o azeite em Portugal, tendo esta terminado com a reafirmação do compromisso de fazer do olivoturismo uma peça-chave na oferta turística do Alentejo, “com grande potencial para valorizar o azeite português e apoiar as comunidades locais”.