Alentejo XXI debate alterações climáticas no Alentejo e em Cabo Verde
“Combate às alterações climáticas - Experiências de Cabo Verde e Alentejo” é o mote para um workshop que vai decorrer esta tarde, pelas 14.00 horas, no auditório da EDIA.
A organização desta iniciativa, que tem transmissão em
direto pelo Youtube, pertence à Alentejo XXI - Associação de Desenvolvimento
Integrado do Meio Rural, de Beja em colaboração com o Centro de Biotecnologia
Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL).
Abordar os desafios climáticos nas duas áreas geográficas, e dar a conhecer a gestão territorial e as boas práticas que estão a ser desenvolvidas para os enfrentar, nomeadamente ao nível da produção agrícola e produção animal são os principais objetivos.
No mês em que se assinalam os Dias Mundiais do Ambiente (5 junho) e do Combate à Seca e à Desertificação (17 de junho), ambos proclamados pelas Nações Unidas, com o objetivo de ligar o meio ambiente e o desenvolvimento, à gestão sustentável da terra, promovendo a consciencialização pública, pretende-se com este workshop proporcionar um espaço de partilha de experiências entre Cabo Verde e o Baixo Alentejo, extensível ao Algarve Central, promovendo o debate sobre estratégias eficazes para enfrentar os desafios climáticos com foco na gestão territorial e nas áreas agrícolas, e no seu desenvolvimento sustentável.
Através da participação de especialistas e empresários
das duas latitudes, pretende-se abordar estratégias de adaptação e mitigação às
alterações climáticas abordando práticas sustentáveis ao nível do solo, dos
sistemas de produção animal, da produção agroflorestal e mitigação dos efeitos
no montado, entre outras. Serão apresentados casos concretos de projetos
implementados e replicáveis, bem como ferramentas atuais, e futuras, exploradas
para o combate climático.
A ideia do evento é fortalecer as redes de cooperação estratégica entre agentes
económicos locais para melhorar as suas atividades, produtos e serviços. Além
de pretender capacitar agentes de desenvolvimento local de Cabo Verde, através
de estratégias e promoção de marketing dos territórios, dos produtos envolvidos
na cooperação e dos agentes locais, como forma de favorecer a atratividade
turística.