Aljustrel: Parque Mineiro destacado como exemplo de boas práticas de turismo acessível
O Parque Mineiro de Aljustrel foi apresentado como um exemplo de boas práticas, no que diz respeito ao turismo acessível para todos, na Sessão de Encerramento do Projeto de Cooperação Transnacional Include – Rotas sem Barreiras, que se realizou em Vila do Bispo.
O Include é um projeto promovido pelos grupos de Ação local Adere 2020, composto pela Associação Vicentina, Gal Terras Dentro 2020 e Gal Al Sud Esdime, em cooperação com a Aderco - Asociación para el Desarrollo Rural de la Comarca de Olivenza, Cedeco - Tentudía - Centro de Desarrollo Comarcal de Tentudía (Espanha) e PETR Beauce Gâtinais (França).
O Parque Mineiro de Aljustrel, que se insere precisamente no Gal da Esdime, foi apresentado ao lado de outros três projetos: um de Lagos (Algarve), outro de Espanha e outro de França.
Foi destacado como um projeto de “inclusão e acessibilidade”, “uma vez que tem primado, desde a sua abertura, por promover um turismo acessível a todos, baseando-se no pressuposto de que deve estar ao alcance de todos os cidadãos”, refere o Município de Aljustrel, em comunicado.
A Sessão de Encerramento do Projeto de Cooperação Transnacional Include – Rotas sem Barreiras, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo e do Presidente da Turismo do Algarve, tendo o Parque Mineiro sido apresentado por Marcos Aguiar, em representação do Município e coordenador do projeto.
“O projeto Rota sem Barreiras promove a não discriminação no acesso ao turismo, apostando no valor acrescentado à oferta turística existente, contribuindo ainda para o desenvolvimento sustentável e para a riqueza e progresso das regiões”, explica ainda a Câmara Municipal de Aljustrel.