Almodôvar: CEBAL promove workshop “Haja Pão e Inovação”
O auditório do Fórum Cultural de Almodôvar no Convento da Nossa Senhora da Conceição recebe, no próximo dia 8, a partir das 14.30 horas, o workshop “Haja Pão e Inovação”.
Trata-se de uma iniciativa do Centro de Biotecnologia
Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), conjuntamente com o Instituto
Politécnico de Beja (IPBeja) e a Câmara Municipal de Almodôvar.
Promover a Inovação, aliada à tradição no setor da panificação é o principal objetivo, este é o primeiro de um conjunto de workshops que vão decorrer em diferentes locais do Alentejo, uma iniciativa do CEBAL, com foco na agregação e disseminação da inovação e do conhecimento em vários setores do agroalimentar.
O anfitrião deste primeiro workshop é o Município de Almodôvar que alinha a sua determinação em promover a valorização do pão.
“O pão é identitário, não tenho qualquer dúvida em relação a isso, o município coloca-se ao dispor para encontrar soluções que valorizem cada vez mais o pão” afirma o presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota, que acrescenta ainda que “há um trabalho muito grande a ser feito por parte das entidades competentes como o CEBAL, para tentarem mostrar aos nossos padeiros, aos nossos produtores, que a certificação não é um “bicho de sete cabeças”.
Para o autarca almodovarense é importante mostrar ao “mundo” que o pão é alvo de estudo pelas entidades científicas, para que os produtores se sintam apoiados, invistam na diferenciação dos seus produtos e os certifiquem, obtendo assim maior valor acrescentado.
O workshop “Haja Pão e Inovação” tem como convidada Olga Amaral, docente e investigadora do IPBeja, que apresentará um pão com maior teor em amido resistente. De acordo com a Investigadora, este pão resulta de um “processo patenteado pelo IPBeja, que permite obter um pão com benefícios comprovados para a saúde do consumidor.” Contém três vezes mais amido resistente, um componente da fibra, em comparação com o pão de trigo comum, traduzindo-se em benefícios para a saúde do consumidor, como diminuição da resposta glicémica e aumento da saciedade, comprovados por ensaios clínicos.