Almodôvar: FACAL é "montra" do concelho e da região
A FACAL-Feira de Artes e Cultura de Almodôvar, que se assume como uma montra do concelho e da região, está de regresso já a partir de sexta-feira e durante todo o fim de semana.
Este evento, com entradas gratuitas, conta na organização com a assinatura da Câmara Municipal de Almodôvar e conta
com os apoios do Provere-Valorização dos Recursos Silvestres do Alentejo, do
projeto “Saberes e Sabores Tradicionais” e do NERBE / AEBAL. A FACAL 2022 tem
cofinanciamento do Alentejo 2020 e do Turismo de Portugal.
Esta XXV edição, segundo o município almodovarense, “mantém e reforça a sua aposta na promoção e valorização dos produtos regionais, no tecido empresarial local, na gastronomia local que é um orgulho de todos, na identidade cultural de Almodôvar e em todas as potencialidades do concelho nas suas diversas valências.” Neste sentido, “estão programadas diversas atividades, com o objetivo de valorizar e potenciar o nosso território através do reforço na aposta nos produtos locais, na gastronomia, no artesanato e na nossa atividade cultural, num certame que é assumidamente a montra do nosso concelho e da região.”
A cerimónia de inauguração está prevista para as 16 horas de sexta-feira, 8 de julho, na Tenda Institucional, junto ao Cineteatro Municipal de Almodôvar.
Para dia 8 de julho, estão previstas atuações dos Grupos Corais Vozes de Almodôvar e As Mondadeiras de Santa Cruz, da Arquitectuna-Tuna da Faculdade de Arquitetura de Lisboa e do conhecido grupo ADIAFA. No palco principal, sobem ao palco 1 os RESISTÊNCIA, às 22.30 horas e às 00.30 horas a animação prossegue com João Paulo Cavaco.
No dia 9, destaque para a atuação dos AMOR ELECTRO, no palco 1 às 22.30 horas, para os ROUTE N2, igualmente no palco 1 e para a atuação do Dj Massivechild, às 02.00 horas.
No dia 10, será transmitido em direto do Jardim dos Bombeiros, em Almodôvar, o programa “Somos Portugal” da TVI, entre as 14.00 e as 20.00 horas. No palco 2 destaque para a atuação de Jorge Belchior e Dona Zefinha, às 20.00 horas e às 21.30 horas, no palco 1, atua SARA CORREIA.
Da programação da FACAL 2022, fazem parte ainda Workshop’s, Showcooking’s, a apresentação do projeto “Saberes e Sabores Tradicionais” e apresentação PROVERE -Guias Técnicos das Fileiras, entre muitas outras atividades.
O certame conta ainda animação de rua e espaço infantil, dedicado aos mais pequeninos.
A edição deste ano da FACAL realiza-se, a título excecional, no espaço em frente à Biblioteca Municipal, estendendo-se pela Rua da Constituição, em toda a Rua do Convento, incluindo a Praça da República e zona envolvente ao Jardim dos Bombeiros. “Tendo em conta a obra de requalificação que está a decorrer no recinto do “Campo das Eiras, não é possível a realização da FACAL no recinto que tradicionalmente acolhe a feira” explica o executivo da Câmara Municipal.
O palco principal vai estar instalado em frente à Biblioteca Municipal, o palco 2, na Praça da República.