Este projeto, que surge no âmbito da aprovação do Plano de Intervenção no Espaço Rústico do Trancoso e Fonte da Telha, pretende incentivar a reabilitação das culturas hortícolas, numa zona particularmente representativa da economia tradicional das hortas, com o valor acrescido do regadio.

São várias as vertentes deste projeto com destaque para os circuitos curtos agroalimentares, que pretende estimular a produção local de hortofrutícolas para abastecimento das instituições locais, promover a pequena agricultura de base familiar, como atividade económica associada ao regadio.

Pretende também traçar uma estratégia para uma alimentação saudável, tendo em vista a divulgação de boas práticas alimentares, ações nas escolas, recolha de receitas tradicionais, eventos de divulgação, assim como como o reforço da identidade local, através da recuperação da produção local das antigas variedades de leguminosas, estabelecendo formas de apoio à produção com uma divulgação associada à Feira dos Santos e comércio local.

Outra vertente do projeto é a “colaboração na ação” com o objetivo de promover a cooperação entre instituições, a partilha de informação e experiências, trabalho em rede, novos horizontes e finalmente a recuperação de produções tradicionais.

Neste projeto as várias variedades de feijão, outrora uma cultura agrícola incontornável no concelho,  voltam a assumir protagonismo, a ideia é que o feijão tenha novamente importância na produção local. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.