Alvito: Feira dos Santos debate impacto dos frutos secos na economia
“Frutos Secos - Impacto do setor na economia regional e nacional” é o mote para um colóquio que vai decorrer, no próximo sábado, no auditório do Centro Cultural de Alvito.
Esta iniciativa, agendada para as 15.30 horas, está integrada na programação da
Feira dos Santos e dos Frutos Secos que decorre, na vila de Alvito, a partir de
sábado e até terça-feira.
Para a autarquia de Alvito, entidade promotora, “a água do Alqueva permitiu ao Alentejo passar de última para segunda região em Portugal com mais amendoal de 2010 para 2020, ultrapassando o Algarve e o Centro, pelo que é de extrema importância debater este tema na nossa região.”
A abertura dos trabalhos está a cargo de José Efigénio, presidente da Câmara Municipal de Alvito, no encerramento vai estar Pedro do Carmo, Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas.
O seminário, com moderação de Jorge Gaspar, vai contar com as intervenções de Liliana Cabecinha, da Portugal Nuts, que vai abordar o tema “Os Frutos Secos em Portugal”, segue-se a intervenção de Maria Raquel Lucas sobre “A Cadeia de Valor de Frutos Secos: Competitividade e Sustentabilidade”.
Justino Sobreiro, vai falar sobre “Potencialidades do Alentejo para a Produção de Frutos Secos” e João Machado Teté centra atenções no tema “O Cultivo da Noz em Portugal”