Sexta-feira é dia de manifestação nacional dos trabalhadores da administração pública
Está marcada, para sexta-feira à tarde, uma manifestação nacional dos trabalhadores da administração pública “contra o empobrecimento”. O ponto de encontro é às 14.30 horas, no Marquês de Pombal, os participantes vão depois a pé em direção à Assembleia da República.
De acordo com a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública os problemas sentidos nos serviços públicos e pelos trabalhadores exigem respostas concretas para a sua resolução sem mais adiamentos.
É ainda afirmado que “não há trabalhadores a mais na Administração Pública, pelo contrário há serviços públicos cuja resposta aos utentes fica comprometida pela falta de trabalhadores.”
A desvalorização dos salários e das carreiras, a precariedade, a falta de trabalhadores, a desregulação dos horários de trabalho, a falta de compensação do trabalho em condições de risco são, segundo a Frente Comum, algumas das questões mais sentidas em quase toda a Administração Pública.
Para a Frente Comum “por um País mais justo e pela valorização dos trabalhadores da Administração Pública é urgente aumentar os salários em 90€ para todos os trabalhadores, revogar o SIADAP, corrigir a Tabela Remuneratória Única, valorizar as carreiras e reforçar os serviços públicos” porque entende que “não podem ser sempre os mesmos a fazer sacrifícios.