Foto: Justino Engana

Por proposta do Aliança, aprovada com os votos a favor de PS, PSD, PAN, IL, MPT, PPM, Aliança e CDS-PP, contra de BE, PEV, PCP e Independentes e a abstenção do Livre e Chega, os deputados da Assembleia Municipal de Lisboa recomendaram à Câmara Municipal que, junto das companhias aéreas, dos operadores turísticos e da ANA-Aeroportos de Portugal, “desenvolva todas as ações que tiver por adequadas no sentido de aliviar, no imediato, a pressão sobre o Aeroporto Humberto Delgado, procurando evitar o seu esgotamento e os in quantificáveis prejuízos que daí adviriam para o turismo e negócios na cidade de Lisboa”. 

O Aliança afirma, em comunicado, que no preâmbulo da deliberação, o documento refere que “desviar temporariamente algum do tráfego excedentário do AHD -Portela para o Aeroporto Internacional de Beja é, neste momento, a única alternativa possível para evitar o colapso do acesso aéreo a Lisboa. Não o promover é conformarmo-nos com um caminho previsivelmente sem retorno de perda de passageiros, afastados pela deterioração do serviço que lhes é prestado”. 

Na recomendação é recordado que Lisboa encontra-se a 102 minutos do Aeroporto Internacional de Beja, com ligação por autoestrada, logo, “a sua localização periférica colocam-no especialmente vocacionado para a operação das designadas companhias low cost e para serviços de médio e longo curso, tendo a pista principal condições para receber os aviões usados neste tipo de operações”.

Relativamente à distância, entre Lisboa e Beja, que para alguns pode ser vista como um entrave, são apontados os exemplos de Londres, Paris e Bruxelas, cidades europeias que são servidas por aeroportos secundários que distam mais de uma hora do seu centro urbano, comercial e turístico.

Comente esta notícia

Pleno de acordo e peca por tardia. Um investimento efetuado de milhões para terem uma infraestrutura ao abandono. Até não entendo porque é que a própria Ana Aeroportos empresa privada não faz uso de uma infraestrutura pronta a ser usada. Em todo o lado as low cost estão afastadas dos centros porque é que aqui tem que estar no centro da cidade. Quando aplicam esta decisão.??????????

Jorge Simões

14/07/2022

Concordo plenamente, e essa decisão já devia ter sido tomada há muito tempo...mas os nossos governantes não fazem nada de jeito!!!!

Maria Horta

12/07/2022

Mas claro que deviam de tomar essa atitude. O aeroporto de Beja tem capacidade para lá aterrar um dos maiores aviões do mundo, como não aproveitá-lo para excuar o tráfego excedente do aeroporto de Lisboa. Eu como alentejana estou a 100 e tal kms do aeroporto de Lisboa é do de Faro, se quiser viajar tenho de ir para um destes aeroportos, qual é a dúvida de administrate transportes para fazer face a deslocação dos passageiros para a sua área de férias? Beneficiavam os passageiros e beneficiava o Alentejo que está ao abandono dos políticos. Um bem haja e tomem medidas rapidamente. É vergonhoso todos os dias ouvir-mos dizer na comunicação social pelos turistas que visitam o nosso país que tantos atractivos têm, que temos o aeroporto pior do mundo quando temos soluções aqui tão perto. Celeste figueira

Celeste figueira

12/07/2022

Estou bem de acordo vivo em Inglaterra e tenho o eroporto mais próximo a 120 milhas

João Dias

11/07/2022

Concordo absolutamente que o aeroporto de Beja comece já a ser utilizado tendo em conta que está pronto e era um descanso para o País. Estamis com uma guerra não é tempo de esbanjar dinheiros que no futuro quem sabe nos ajudará a suportar o que aí pode vir.

Ermelinda Nunes

10/07/2022

Concordo em absoluto com o exposto, ou seja, com a utilização imediata do aeroporto de Beja. A distância é uma falsa questão. É inconcebível, estarmos a assistir ao que se está a passar no aeroporto de Lisboa, com tudo o que isso representa em termos de prejuízo para as pessoas e para o país, havendo um aeroporto sem qq aproveitamento a pouco mais de uma hora de distância. Seria impensável em qualquer outro país desenvolvido e com outros recursos. Enfim, são os decisores que temos. Tristeza...

Francisco Barrocas

09/07/2022

Considero uma excelente decisão até para evitarmos que todos se escute, que a nível internacional o Aeroporto de Lisboa, é o pior do Mundo. É preciso com inteligência sabermos utilizar os recursos que estão à disposição das autoridades. O Aeroporto de Beja dentro de 3 Anos também tem condições para ajudar o Aeroporto de Faro que vai também entrar em colapso. É preciso decidir RAPIDo.

Manuel Valadas

08/07/2022

Plenamente de acordo com esta solução… que a ponham já em prática e assim o problema no aeroporto de Lisboa seja minimizado!… O Alentejo merece ????

Antónia Martins G

08/07/2022

Uma solução perfeitamente adequada ao momento. O aeroporto tem todas as condições para dar resposta ao referido. Este aeroporto tem condições superiores a muitos onde aterrei na Europa para já não falar em alguns africanos e na América do Sul não sendo, a distância à capital, superior a tantos outros.

João Leal

04/07/2022

Isso é urgente, mas devia ser para ontem...Temos hipótese de ter um Baixo Alentejo com voos, que leva ao distrito novos visitantes...

Luísa Bota

12/06/2022

Por que diabos votaram o BE e o PCP contra? Não é do mais elementar bom senso aproveitar as estruturas existentes?......

Teresa Cadete

11/06/2022

O aeroporto deve começar a ser utilizado. É uma mais-valia no sul do país

Maria João Silva

10/06/2022

As pessoas que chegam ao aeroporto de Faro precisam de uma hora e meia para chegar a Lagos. Ninguém se queixa

Sheila Margaret Ward

10/06/2022

Todos juntos para o desenvolvimento do nosso Alentejo. O Alentejo merece que o nosso governo se preocupe também com o Alentejo. É hora que o nosso aeroporto seja utilizado como parte integrante dos aeroportos Portugueses. Deixemo-nos de alternativas de favores. Somos tão bons como os outros, e o nosso aeroporto é um dos melhores do mundo.

Natercia Francisca Ramos Palma Margarida

10/06/2022

Completamento de acordo com a proposta da Assembleia da Câmara de Lisboa, só lamento esta iniciativa não ser da Assembleia da República. Todos juntos queremos o que " Beja Merece"

Carlos Palma

09/06/2022

Sou alentejano e acho que sem barulho se aviões até não vivemos mal de todo.

João Rodrigues

08/06/2022

É de lamentar, para não dizer vergonhoso a posição do partido que defendo em votar contra esta posição poderia ser o início para que o nosso Alentejo começa se a ter mais turistas e vem o PCP dizer que é contra.

Raul amaro

08/06/2022

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.