Associação de Dadores de Sangue de Beja promove colheita
A Associação de Dadores de Sangue de Beja promove, neste sábado, durante a manhã, uma colheita de sangue. A iniciativa decorre entre as 9.30 e as 13,00 horas nas instalações da associação na cidade de Beja. Para o dia 29 está marcada nova colheita, mas na Junta de Freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira.
Recorde-se que durante este período de verão o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) tem apelado à população para dar sangue antes de ir férias, salientando a importância deste gesto ser realizado ao longo do ano porque são necessárias diariamente 1.000 unidades de sangue.
Ainda assim, Maria Antónia Escoval, presidente do IPST deixa o apelo para que a dádiva de sangue seja realizada de “forma faseada ao longo do ano”, porque durante todo o ano existe necessidade de sangue e componentes sanguíneos.
“São necessárias cerca de 1.000 unidades de sangue todos os dias nos hospitais portugueses e, por isso, todos os dias temos necessidade de que haja doadores”, salientou a presidente do IPST.
“Aqueles que nunca fizeram, é uma ótima oportunidade de fazer a dádiva pela primeira vez”, disse Maria Antónia Escoval, salientando que no ano passado houve cerca de 27 mil novos dadores, mais 2% do que em 2019, o que disse ter sido “muitíssimo bom para a dádiva de sangue em Portugal”.
Salientou ainda que, pela primeira vez, há mais mulheres do que homens a doarem. “É o primeiro ano em que isso acontece”.