O autarca de Évora, Carlos Pinto de Sá, indicou, em declarações à agência Lusa, que a discussão no seio da Comissão Executiva Évora2027 em torno dos estatutos da futura associação cultural está a ser finalizada.

“Dentro de poucos dias, estará concluída a discussão e a aprovação dos estatutos e, depois, [o processo] seguirá para o Governo para se tiver sugestões serem incluídas e preparar o decreto-lei que cria a associação”, adiantou.

Pinto de Sá referiu que a Câmara de Évora e as outras instituições que fazem parte da comissão executiva vão iniciar “procedimentos internos próprios” para poderem aderir à nova associação, denominada Évora2027.

“Esperamos que, até ao final do ano, que era o prazo que estava indicado no dossiê de candidatura, o processo esteja concluído”, salientou, sublinhando que as escolhas para diretor artístico e diretor executivo também serão feitas nos próximos meses.

Segundo o presidente do município, a associação quando for criada passará a fazer a gestão da Capital Europeia da Cultura Évora2027.

No início deste mês, contou o autarca, realizou-se a primeira reunião de monitorização com o painel de especialistas que avaliou as candidaturas e que agora acompanha cada etapa do desenvolvimento da iniciativa.

“Correu bem, fizemos um relatório, mostrámos o que estava a ser feito, a vários níveis, e ouvimos também conselhos e expectativas dos elementos do painel”, assinalou, considerando que o processo está a correr “dentro dos prazos previstos”.

De acordo com Pinto de Sá, uma das próximas iniciativas é o lançamento de convites dirigidos a agentes e criadores locais, nacionais e internacionais interessados em participar na Capital Europeia da Cultura Évora2027.

“Vai também começar agora o trabalho com as escolas. É, talvez, o primeiro trabalho com maior visibilidade no terreno”, disse, indicando que as iniciativas passam pela explicação do conceito “Vagar” e pela recolha de contributos dos estudantes.

O presidente da autarquia realçou que dotação financeira de Évora2027 foi, entretanto, atualizada, precisando que o valor total ascende agora a cerca de 49 milhões de euros, dos quais 15 milhões provêm do Orçamento do Estado e outros 10 milhões de fundos europeus.

A Capital Europeia da Cultura em 2027, acrescentou, vai ainda beneficiar de quatro milhões de euros do Turismo, de cinco milhões para territórios envolventes e os restantes 15 milhões são subscritos pelo município e parceiros.

Évora foi nomeada Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia.

A Comissão Executiva Évora2027 é liderada pela Câmara de Évora e integra a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.