Astronauta alemão partilha experiência com alunos em Beja
A Iniciativa «ZeroG Portugal – Astronauta por Um Dia», promovida pela Agência Espacial Portuguesa, leva, hoje, a Beja, o astronauta Matthias Maurer, o último europeu a regressar da Estação Espacial Internacional.
Durante 175 dias, o alemão Matthias Maurer, viveu a 400 km da Terra, viajando a uma velocidade de 28.000 km/h, em gravidade zero, chamando “casa” à Estação Espacial Internacional (ISS).
Hoje, dia 15 de setembro, pelas 20:30 horas, o astronauta vai estar no Centro UNESCO, em Beja, para partilhar a experiência com os finalistas da iniciativa “Astronauta por Um Dia”.
A iniciativa que decorre, em Beja, desde o dia 13 e até amanhã, dia 16, destina-se a estudantes com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos de idade, cuja seleção foi alvo de concurso nacional e tem como principal objetivo aproximar os jovens do Espaço, abrindo caminho para uma formação e/ou carreira nessa área de estudo ou noutras relacionadas com a Ciência; Tecnologia; Engenharia e Matemática.
Através desta experiência, os 30 jovens selecionados têm a oportunidade de conhecer melhor o espaço e estimular o interesse pelo mesmo, bem como, experimentar o que os astronautas sentem, através da integração num voo parabólico, em microgravidade, num avião totalmente adaptado para o efeito, o Airbus A310, da empresa francesa Novespace.
A iniciativa tem ainda associadas várias atividades que permitirão aos participantes ser embaixadores do projeto junto da sua comunidade escolar, no próximo ano letivo, permitindo também, alargar os horizontes dos alunos, promover a reflexão sobre o espaço, a forma como este influencia o dia-a-dia e como o mesmo terá impacto na sociedade no futuro.
O evento tem o apoio do Centro de Ciência Viva, da Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade do Porto, da Força Aérea Portuguesa, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e das Mentes Empreendedoras e conta com a parceria da Câmara Municipal de Beja e da Base Aérea nº 11.