Beja: Avião KC-390 vence concurso internacional
O avião KC-390 da Força Aérea Portuguesa foi distinguido com o prémio "Concours d'Elegance" atribuído durante o festival aéreo Royal International Air Tattoo (RIAT), que decorreu, este fim de semana, na Base Aérea de Fairford, Inglaterra. A operar o KC-390 está a Esquadra 506-"Rinocerontes" sediada na Base Aérea Nº11 em Beja.
Foto: FAP
O prémio é decidido por um painel internacional que
distingue as aeronaves mais bem preparadas e apresentáveis em exposição
estáticas presentes naquele festival.
Dividido em três categorias - o grande vencedor, aeronave militar e aeronave civil -, o KC-390 da FAP, com número de cauda 26902, venceu o mais importante prémio daquele festival dentro da categoria.
Sobre o KC-390:
“É a mais recente aquisição da Força Aérea Portuguesa. É um
avião de transporte militar multifacetado, para uso tático e logístico,
reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais. Permite também a
realização de operações de busca e salvamento, evacuações médicas e missões de
ajuda humanitária.
Fabricada no hemisfério sul, com partes feitas em Évora, esta é uma plataforma que, pela sua versatilidade, irá assegurar o futuro das operações da Força Aérea Portuguesa.
O KC-390 é um avião bimotor com capacidade para transportar até 74 macas ou 80 passageiros.
Facilmente reconfigurável, com um sistema de movimentação de carga adaptável e bastante capacidade de carga, o KC-390 dá garantias de operacionalidade nos mais variados cenários.
Trata-se de uma aeronave com alcance intercontinental, dotada de verdadeiras capacidades multimissão, cumprindo assim os requisitos exigidos para a participação nas operações militares que poderão decorrer das alianças de que Portugal faz parte, designadamente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).”