Segundo a Força Aérea “compete à BA11 garantir a prontidão das Esquadras de Voo atribuídas, explorar os serviços de aeródromo e de rádio ajudas e executar as tarefas logísticas e administrativas de apoio geral.”

Atualmente, estão sediadas na BA11 as Esquadras 101 – “Roncos”, 552 – “Zangões” e 601 – “Lobos” equipadas com as aeronaves TB-30 Epsilon, AW119 MKII Kola e o P-3C CUP+ respetivamente.”

Ainda de acordo com a Força Aérea é através da Esquadra 101 que é garantida a instrução elementar e básica dos futuros pilotos-aviadores, dando continuidade à instrução desenvolvida na Academia da Força Aérea. 

Quanto à Esquadra 552 executa operações de transporte aéreo, apoio tático e geral, busca e salvamento, e ministrada instrução básica e avançada de helicópteros.

Relativamente à Esquadra 601, garante o patrulhamento marítimo, tendo ainda como missão secundária a busca e salvamento. 

Brevemente será esta Unidade Base que irá acolher o KC-390 Millennium, estando já a decorrer as obras que permitirão instalar o novo sistema de armas que irá brevemente equipar a Força Aérea.”

A Força Aérea portuguesa afirma também que “a Base Aérea N.º 11 é ainda utilizada por diversos tipos de meios aéreos, quer da Força Aérea Portuguesa quer de Forças Aéreas estrangeiras para fins de treino e exercícios, beneficiando das características das infraestruturas aeronáuticas existentes. Só no último ano, acolheu três grandes exercícios: o Real Thaw, o Nato Tiger Meet e o Hot Blade” e que diariamente, a missão da BA11 é cumprida por 575 militares e civis, sob o lema “Com Militar Engenho e Sutil Arte”.

 

Galeria de fotos

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.