Foto: Marta Condeça

A começar pela capital do Baixo Alentejo, em Beja, as celebrações do 10º aniversário do Cante Alentejano, que têm vindo a ser desenvolvidas, ao longo do ano, vão culminar no espetáculo “O Cante de um Povo- Passado Presente e Futuro”. No dia 30 de novembro, o Pax Julia Teatro Municipal vai receber o evento, protagonizado pelos Adiafa, ao lado de outros convidados, entre eles o Grupo Coral Pacense e a Orquestra do Cante.

Aljustrel antecipou as celebrações e o Cante Alentejano teve momentos de protagonismo, durante a Vin & Cultura. 

Em uníssono, fizeram-se ouvir todos os grupos corais do concelho aljustrelense, “num momento que pretendeu prestar tributo a este marco importante na afirmação da cultura e da identidade alentejana, enaltecendo-se o papel de dezenas de mulheres e homens que em grupos organizados, ou de forma informal, perpetuam o cante, passando-o de geração em geração”, refere o município. 

Em Almodôvar, o 10º aniversário da Elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO vai ser celebrado no dia 30 de novembro, às 17h00, na Igreja Matriz. Os grupos corais do concelho vão juntar-se para marcar a data. 

Até ao dia 30 de novembro, a Câmara Municipal de Castro Verde promove um conjunto de iniciativas, que visam “celebrar esta expressão cultural que importa salvaguardar”, refere a mesma. 

Esta manhã, a partir das 10h00, os alunos do 1º ciclo, que integram o projeto “Cante nas Escolas”, vão andar pelas ruas de Castro Verde a cantar modas alentejanas, numa iniciativa intitulada “O Cante Sai à Rua”.

A 29 de novembro, o Cineteatro Municipal de Castro Verde recebe, a partir das 21h30, o espetáculo comemorativo, “O Cante da Nossa Terra”. Já no dia 30, as celebrações “viajam” até ao Centro Ambiental do Vale Gonçalinho, com a realização da iniciativa “A Natureza do Cante”, “que reúne, em torno de uma grande mesa e no silêncio da paisagem, o cante e os melhores sabores do nosso Alentejo”, explica a autarquia do concelho. 

Cuba prepara-se para assinalar a data ao longo de três dias, “com um programa cultural diverso e aberto ao público”, que se inicia esta quarta-feira e estende-se até ao dia 29 de novembro. 

Esta noite, às 21h00, o Centro Cultural de Cuba recebe um "Encontro de Grupos Corais" do concelho, que “promete trazer o autêntico espírito do Cante Alentejano ao público, com interpretações típicas da região”, refere o município. 

Amanhã, pelas 18h00, é a vez do Museu Literário Casa Fialho de Almeida acolher a inauguração da exposição "Cante Alentejano", da autoria de Ana Baião. Após a abertura da exposição, será realizado o colóquio "Cante Alentejano, 10 anos depois", onde se debaterá o impacto da distinção da UNESCO na preservação e promoção desta tradição alentejana.

A fechar o programa, no dia 29 de novembro, o Centro Cultural de Cuba recebe uma sessão dupla, a partir das 21h00, com o filme "Cante Alentejano da Cuba", seguido do espetáculo musical "O Cante Alentejano nas Escolas". 

Em Ferreira do Alentejo, a data foi assinalada no Centro Cultural Manuel da Fonseca, com a apresentação do livro “10 Anos de Cante”, da autoria de Ana Baião, e a participação do Grupo Coral “As Margaridas de Peroguarda”.

A iniciativa “Grupo Coral de Odemira Co(m) vida Vozes do Cante” serviu para celebrar o 10º aniversário do género musical. No Cineteatro Camacho Costa, juntaram-se diversos grupos do concelho de Odemira, para um espetáculo promovido pela Associação Grupo Coral de Odemira, com o apoio do Município. 

Em Ourique, o Cante Alentejano é hoje celebrado, no Cineteatro Sousa Telles, a partir das 18h30, com a atuação do “Grupo Coral Infantil de Ourique”, do “Grupo Alma Alentejana” e do “Grupo Coral de Ourique”. 

“Nesta noite tão especial, as vozes que guardam a alma do Alentejo irão unir-se para homenagear esta década de reconhecimento e dedicação ao Cante”, adianta o município do concelho. 

“A Festa do Cante” faz-se na cidade de Serpa, no dia 30 de novembro. A cerimónia oficial do 10.º aniversário do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade vai realizar-se no Cineteatro Municipal e contará com as participações de todos os grupos do concelho em atividade.

Já na Vidigueira, a data é assinalada no âmbito da iniciativa “ENCante”, que tem percorrido o concelho durante o mês de novembro. A partir das 11h30, o Centro de Património e Turismo é “casa” para as celebrações do 10º aniversário do Cante Alentejano. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.