Beja afirma-se “Cidade dos Contos” com 17.ª Palavras Andarilhas
De 30 de agosto a 1 de setembro, o Jardim Público de Beja recebe mais uma edição das “Palavras Andarilhas”, evento promovido pelo município da cidade, através da Biblioteca Municipal, que completa mais de 20 anos de existência. A 17.ª edição deste ano celebra o mote “A Natureza e os Contos”.
O Jardim Público de Beja volta a ser casa para mais uma “festa da palavra contada”.
Desde a 1ª edição em 1999, e com periodicidade bienal desde 2002, as Palavras Andarilhas “celebram os contadores e o seu papel na preservação da memória da tradição oral, trazendo até Beja contadores e contos de diversas latitudes do mundo”, segundo explica a organização.
Este ano o mote da festa será “A Natureza e os Contos”, como forma de incentivar a relação com a Natureza, bem como conhecer e preservar a sua diversidade.
Assim, de 30 de agosto a 1 de setembro, o Jardim Público da cidade irá receber diversas atividades, com espaço para se descobrir “Os sentidos do Jardim”, visitas contadas com Bagão Félix, Ana Paula Figueira e Luis Carvalho, conhecer o projeto “Cultivar”, bem como desfrutar de outras partes do evento, que incluem também ocupações para pais e filhos.
As tradicionais noites de contos são o ponto alto das “Palavras Andarilhas”, que acontecem no palco principal do evento, a partir das 21h00, este ano com Alice Neto de Sousa (PT), Ana Griott (ES), Ana Sofia Paiva (PT), Benita Prieto (BR), Cláudia Fonseca (BR), Fernando Guerreiro (PT), José Craveiro (PT), Pep Bruno (ES), Pep Duran (ES), Trovadoras itinerantes (BR), além da oportunidade dos visitantes também poderem ler os seus contos.
As manhãs e os finais de tarde do evento ficarão marcados por momentos de conversa e partilha de saberes, com tertúlias de convidados, que debatem sobre a “Literatura e Natureza”, “A importância da natureza nos contos”, “Literatura infantil e cidadania” ou “Tradição oral, memória e modernidade”.
Dias 31 e 1 de setembro, haverá também as “Oficinas de Capacitação”, dirigidas a mediadores de leitura, sendo uma oportunidade para partilhar o saber fazer, desde a arte de contar, ler e escutar, às ferramentas para aguçar a imaginação e o ofício da escrita.
A Feira dos Livreiros e o Mercadinho Andarilho são também dois espaços importantes do evento, onde se podem encontrar propostas de leitura, além de atividades para os “grandes” e “pequenos”.
As Associações Culturais do Concelho de Beja vão marcar presença nas “Palavras Andarilhas”, ao fazerem “a festa nos canteiros do jardim, dando a conhecer o seu trabalho através de atividades onde poderá participar sozinho ou em grupo”, refere ainda a organização.