Beja: Carlão sobe ao palco dos “Patrimónios do Sul”
O rapper angolano é um dos cabeças de cartaz dos “Patrimónios do Sul” 2024 e sobe ao Palco Principal do certame, esta noite, às 23h00. Além desta atuação, ao longo do dia de hoje, o Parque de Feiras e Exposições de Beja é casa para outros momentos e iniciativas de destaque.
Foto: C.M. Beja
Carlão, de nome original Carlos Nobre Neves, nasceu em Angola, em 1975, mas mudou-se para Portugal no mesmo ano. Entre 1993 e 2009, foi um dos vocalistas e principal letrista da banda icónica “Da Weasel”.
No final de 2013, já depois do término do grupo, Carlão entra em estúdio com Fred Ferreira e Regula, e grava o disco “5-30”, uma marca de um regresso de sonoridades próximas do Hip-Hop e daquilo que criou na banda anterior.
Em 2015, ano em que completou quarenta anos de idade, o artista editou um álbum em nome próprio, intitulado “Quarenta”, e o sucesso do primeiro single “Os Tais”, torna-o imediatamente requisitado para uma intensa agenda de concertos. Desde então, tem vindo a acrescentar mais êxitos ao seu repertório musical.
Carlão tem encontro marcado no Alentejo, para os “Patrimónios do Sul”, feira que promove a identidade do território, a nível económico, cultural e artístico.
Ao longo deste segundo dia do certame, que dura até ao próximo domingo, o Parque de Feiras e Exposições de Beja recebe diversas atividades, destacando-se a abertura da Vinipax, às 16h00.
Para além da vitivinicultura, os Patrimónios do Sul são também espaço de afirmação da gastronomia, e o Pavilhão dos Sabores recebe diversos “showcookings” ao longo do dia.
Mas não é apenas a cozinha alvo de protagonismo, e o programa deste sábado reserva também outros momentos de demonstrações, como é o caso de, logo às 12h00, a “Demonstração de Ensino”, no espaço Beja Brava e no Picadeiro Braancamp.
A equitação, a falcoaria e a tauromaquia são algumas das áreas que também recebem demonstrações na feira.
Às 18h30, o Pavilhão dos Sabores prepara-se para acolher a Apresentação da Candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho 2026.
Já às 20h30, o espaço Beja Brava recebe um momento de fados com Rodrigo Pereira, Manuel da Câmara, João Nunes e Rita Inácio, acompanhados da guitarra portuguesa de Luís Petisca e da viola de fado de Armando Pereira.
Às 22h00, Paulo Ribeiro sobe ao Palco Principal do certame, para animar o público que vai receber, às 23h00, o artista Carlão. A segunda noite dos Patrimónios do Sul termina com o DJ Glue.
O programa pode ser consultado em Patrimónios do Sul 2024(patrimoniosdosul.pt).
O evento tem entradas gratuitas e decorre no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito.