Beja: Conferência debate alterações à ocupação e uso do solo e o impacto na biodiversidade
“As alterações à ocupação e uso do solo e o seu impacto na biodiversidade, na região de Beja” assim se intitula uma conferência marcada para as 21.00 horas, na Biblioteca de Beja. José Paulo Martins, da Associação Zero, é o orador convidado.
A conferência surge tendo em conta que “nos últimos
anos assistimos a uma modificação acelerada da paisagem em grandes áreas do
Baixo Alentejo, com alterações da ocupação do solo que resultam do novo modelo
agrícola associado ao regadio, bem como a alterações na atividade pecuária e ao
declínio das áreas de montado de sobreiro e azinheira.”
É ainda acrescentado que “numa região profundamente humanizada onde a proteção da natureza está intimamente associada às atividades agrosilvopastoris tradicionais, são muitos os desafios que se colocam com vista à sua conservação, estando algumas espécies da nossa flora e fauna em risco de desaparecer” por outro lado “surgem agora novos problemas associados à instalação de grandes centrais de produção de energia fotovoltaica, tudo isto num cenário onde as alterações climáticas acentuam o risco de perda do nosso património natural.”
Quanto ao orador, José Paulo Martins, é licenciado em medicina, com formação em saúde pública.
Desde jovem que é ativista e dirigente em várias associações ambientalistas e já há 30 anos que se dedica por inteiro ao trabalho associativo. A nível profissional e neste âmbito coordenou e colaborou em inúmeros projetos de conservação da Natureza e educação ambiental, exerceu cargos de direção e gestão e participou em diversas Comissões de Acompanhamento enquanto representante das associações de ambiente.
Neste momento é coordenador de projetos e membro do Conselho Geral da associação ZERO, onde acompanha temas relacionadas com o ordenamento do território e a conservação da Natureza e tem como um dos focos de atenção os problemas associados ao novo modelo agrícola que está a ser implementado no Baixo Alentejo.
A Zero é uma ONGA-Organização Não Governamental de Ambiente, com intervenção nacional, criada em finais de 2015, tendo como grande objetivo o desenvolvimento de ações que promovam o desenvolvimento sustentável em Portugal.