Beja: Conferência debate “(Cyber)Bullying em Idade Escolar”
“(Cyber)Bullying em Idade Escolar-Estratégias Práticas de Prevenção e Combate” é o mote para uma conferência que vai decorrer, esta noite, às 21.00 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago em Beja. O psicólogo, Luís Fernandes é o orador convidado.
Trata-se de uma iniciativa promovida
pelo Projeto Bullying.pt e conta com o apoio do Projeto Outubro-Mês de
Prevenção e Combate ao Bullying, que resulta da parceria entre a Associação
Sementes de Vida, a Câmara Municipal e a CPCJ de Beja.
De acordo com a organização “apesar
de continuar a não existir um diagnóstico verdadeiramente nacional, os
estudos realizados ao longo das últimas décadas apontam para que 1 em cada 3
crianças e jovens em idade escolar se envolvam em situações de bullying” é
ainda acrescentado que “com a banalização da Internet, do acesso fácil aos
dispositivos digitais e às redes sociais, as situações que antes ocorriam essencialmente
nas nossas escolas passaram a ter uma dimensão, visibilidade e gravidade nunca
antes vistas, os comportamentos de cyberbullying trazem-nos desafios para os
quais temos de estar atentos e atuantes”
A sessão desta noite é aberta ao público em geral, mas dirige-se sobretudo aos pais/encarregados de educação, professores, técnicos, assistentes operacionais e a todos os que tenham interesse por estas temáticas.
Quanto ao orador, Luís Fernandes, é licenciado em Psicologia Educacional pelo I.S.P.A. e mestre em Observação e Análise da Relação Educativa pela Universidade do Algarve.
Na última década tem coordenado e supervisionado vários projetos na área do bullying e da violência na escola (STOP Bullying, Bullying 360º e Bullying Não!!!) em todo o país, através dos quais ministra ações de formação e sensibilização dirigidas a pessoal docente e não docente, alunos, pais/encarregados de educação e outros técnicos que trabalhem em contexto escolar.
Sendo o seu local de trabalho a região de Beja, é também aqui o mentor e dinamizador desses projetos de combate ao Bullying, que vem desenvolvendo na comunidade escolar de Beja, desde 2016, em parceria com a CMB / Projeto Beja Educa, a Associação Sementes de Vida e a CPCJ de Beja.
Autor de diversos livros sobre este tema, alguns deles com um cariz bastante prático, tendo como objetivo ajudar os intervenientes e os observadores deste tipo de comportamentos a saberem como atuar face às situações ou contribuir para a mudança de comportamentos.