Foto: Património Cultural, I.P.

Em Portugal, as Jornadas Europeias do Património 2024 celebram-se anualmente, entre os dias 20 e 22 de setembro e o Património Cultural, I.P. assume a coordenação nacional das comemorações, organizando iniciativas que sensibilizem os públicos para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural.

Alguns concelhos do distrito de Beja organizam iniciativas que celebram a data e o tema que a acompanha este ano: “Rotas, Redes e Conexões”.

Em Barrancos, as Jornadas Europeias do Património 2024 são marcadas de três formas distintas: com uma visita orientada ao Castelo de Noudar, esta sexta-feira, das 10h00 às 17h00; com a Exposição: Pintura Zandre “Uma História não Contada”, patente no Centro Interpretativo do Barranquenho, até este domingo e com outra visita guiada, ao Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos. 

Moura junta-se às comemorações da iniciativa da União Europeia e, no próximo domingo, promove mais uma edição do projeto Domingos no Museu. Desta vez a atividade proposta é o Workshop Etnobotânica Portuguesa, ministrado pelo professor Luís Mendonça de Carvalho.

Em Serpa, as Jornadas Europeias de Património são assinaladas, no Museu do cante, às 18.00 horas, com a apresentação do projeto a “Paisagem Ancestral – Recintos Cerimoniais de Terras do Guadiana”. Em destaque vão estar as ações relativas ao concelho de Serpa, bem como ao indispensável enquadramento arqueológico da investigação realizada sobre os recintos de fossos pré-históricos deste território.

Este projeto pretende criar um polo de atração turística, nacional e internacional, através da valorização patrimonial da região da bacia do Guadiana, com uma oferta museológica associada ao Complexo Arqueológico dos Perdigões, em Reguengos de Monsaraz, em associação a rotas regionais, com respetivo acesso virtual, e da promoção do património arqueológico constituído pelos recintos de fossos pré-históricos. Para além do património arqueológico, a rota irá integrar outros recursos como os produtos endógenos, a gastronomia ou o património natural, entre outros.

Aquilo que se pretende com esta rota é fazer uma ligação entre o Baixo e o Alto Alentejo, incluindo participações transfronteiriças, sendo o concelho de Serpa um dos integrantes do projeto face aos resultados da investigação arqueológica promovida pelo município, que permitiu a descoberta de um importante conjunto de sítios arqueológicos deste tipo.

Vidigueira assinala as Jornadas Europeias do Património com entradas gratuitas, a partir de hoje e até domingo, no Museu Municipal e no Centro Interpretativo do Vinho de Talha.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.