A viagem entre as duas capitais de distrito vai ter uma duração de 1 hora e 13 minutos, para percorrer 89,6 km, num serviço que vai ser realizado com automotoras diesel a 120 km/h. Segundo informação disponibilizada pela CP, citada pelo "Dinheiro Vivo",  vão existir três circulações por dia por sentido.

Nos últimos 11 anos, quem estava em Beja e precisava de ir para Évora (ou vice-versa) tinha de sair em Casa Branca e aguardar uma hora por outro comboio. Eram necessárias pelo menos 2 horas e 13 minutos para fazer 89,6 quilómetros.

 Cuba, Alvito, Vila Nova da Baronia, Alcáçovas e Casa Branca são as cinco estações e apeadeiros por onde vai passar este Intercidades. Na linha do Alentejo, o serviço é realizado com uma automotora a gasóleo da série 450 porque o troço Casa Branca-Beja não está eletrificado.

À chegada a Casa Branca, são necessários seis minutos para inverter a marcha da automotora porque não há uma ligação direta entre a linha do Alentejo e a linha de Évora. Uma situação que  poderia ser resolvida através da construção de uma concordância em Casa Branca, num investimento estimado de pelo menos oito milhões de euros, segundo a Infraestruturas de Portugal.

Comente esta notícia

Voltar a tempos antigos é impossível para mais com os custos atuais e com a pandemia que nos rodeia

Celestino Dias

05/07/2021

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.