Beja Merece Mais diz que “venceu a primeira grande batalha”
Dois anos após a ida a Bruxelas, o BMM garante, de forma blindada, as primeiras e importantes decisões numa das suas causas, na defesa do investimento em infraestruturas em Beja e no Baixo Alentejo, nomeadamente as tão aguardadas ligações ferroviárias Beja - Cuba - Alvito - Baronia - Casa Branca, em via ferroviária modernizada e eletrificada, bem como a concordância ferroviária ao Aeroporto de Beja, através de uma via dupla não convencional entre Cuba e Beja.
Diz o movimento que na passada semana foram celebrados os contratos para os projetos de todas as Especialidades de Engenharia no que respeita à integração de Beja, e do seu Aeroporto Internacional, na ligação à rede ferroviária, com especial relevância à conectividade do eixo Atlântico (Faro, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Vigo), a Badajoz (Estremadura Espanhola), a Sevilha (Andaluzia), a Madrid e a toda a Europa, com tráfego misto, de passageiros e mercadorias.
O Beja Merece Mais diz que “o concurso para o projeto integrou todas as medidas apresentadas pelo BMM, inclusivamente as sugestões jurídicas, para alteração ao código dos contratos, com vista a agilizar os procedimentos contratuais imediatamente em vigor no PRR”.
Na nota tornada pública é assegurado que “esta é uma realidade irreversível, independentemente de alterações de governos ou executivos autárquicos”.
Diz o BMM que “as decisões tomadas, em tempo útil, confirmaram-se as mais acertadas para vermos viabilizadas as nossas medidas no que toca à ferrovia, bem como para forçar a redução de prazos de aplicação, num processo que durou apenas dois anos, após o seu início, o que é um recorde, em comparação com outros países da EU”.
“Esta é uma conquista de todos, e para todos”, diz o Beja Merece Mais.