Beja: ministro da Educação na apresentação da Agenda para a Inovação das Políticas da Juventude
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues participa, esta tarde, em Beja na apresentação da Agenda para a Inovação das Políticas da Juventude. A iniciativa está marcada para as 18.00 horas, no Jardim Público.
Esta
iniciativa nacional da FNAJ acontece depois da realização de quatro Cimeiras do
Futuro Associativismo e Juventude realizadas em Viana do Castelo, Ovar,
Santarém e Olhão.
A Agenda assenta em três pilares: a Estratégia FNAJ para o Diálogo Jovem de Base Local, protagonizado pela FNAJ desde 2017, os Objetivos da Juventude Portuguesa e a Participação Jovem do Século XXI e a Inovação das Políticas de Juventude. Esta é uma Agenda Jovem revolucionária que aborda os novos tipos de participação jovem, o reforço dos espaços de intervenção da juventude e as ferramentas inovadoras, locais e nacionais, de incentivo à ação jovem. A Agenda, que corporiza um plano de ação e intervenção ambicioso e realista, tendo como maiores beneficiários do sucesso das suas medidas a população jovem, foi criada recorrendo à auscultação ativa do movimento associativo e da juventude, através de diversas ações online e presenciais, reunindo visões de jovens de diferentes meios, idades e gêneros, fazendo deste um projeto abrangente e representativo comunidade juvenil.
No evento serão também apresentados os “Objetivos da Juventude Portuguesa”, desenvolvidos pela FNAJ, trata-se de um conjunto de 25 ideias e propostas da juventude para responder aos desafios do mundo moderno e para um país mais justo e igual, que foram recentemente apresentados por 25 jovens de todo o país ao Presidente da República, no Palácio de Belém.
Para além do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues marcam também presença o presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego, o presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, o diretor regional do IPDJ, Miguel Rasquinho, a vice-presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Isilda Gomes, o vice-presidente do conselho diretivo da Associação Nacional de Freguesias, Dário Silva, entre outros.
A FNAJ tem como missão a representação do tecido associativo juvenil perante os poderes públicos e políticos, defendendo os interesses e as necessidades da juventude portuguesa. Funcionando como estrutura chapéu para as associações juvenis, atua também na criação de oportunidades, no empoderamento juvenil e na promoção do trabalho em rede entre os movimentos associativos. Atualmente, conta com 1200 associações filiadas e cerca de 500 000 jovens envolvidas de norte a sul do país.