Beja:Palavas Andarilhas assinalam "O poder da palavra"
A cidade Beja prepara-se para receber, a partir de sexta-feira e até domingo, as Palavras Andarilhas. O Jardim Público é o cenário desta 16ª edição.
A Câmara Municipal de Beja, através da Biblioteca Municipal, retoma a organização desta iniciativa, depois de uma paragem forçada devido à situação pandémica.
As Palavras Andarilhas realizadas desde 1998, com periodicidade bienal desde 2002, têm como tema central, em 2022, “O poder da palavra”, e contam com a curadoria de Jorge Serafim. De acordo com a organização “este encontro que celebra a palavra contada da tradição oral, dá voz aos contadores que pelo país e no estrangeiro, partilham os contos tradicionais de diversas latitudes do mundo.”
Esta edição volta a apresentar uma programação diversificada com destaque para as noites de contos, pôr-do-sol de contos, contos sem fim, conferências sobre o futuro da palavra, a narração oral, a oralidade e a ruralidade e as crianças e a leitura e ainda atividades para pais e filhos.
As oficinas de capacitação para mediadores de leitura, são momentos para pensar sobre a prática e o saber fazer, desde a arte de contar e escrever até à biblioterapia. A Feira dos Livreiros e o Mercadinho Andarilho apresentam propostas de leitura e objetos mágicos, que é possível levar para casa.
O programa pode ser consultado em www.cm-beja.pt
FOTO: Arquivo (C.M.Beja)