Beja: Passeios Luminosos por espaços e tempos de Mariana Alcoforado”
José António Falcão, Historiador de Arte e Director-Geral do Festival Terras sem Sombra, conduzirá, amanhã, a partir das 10:00h, a próxima edição da iniciativa “Passeio Luminoso”, visitas ao património e memórias bejenses.
A proposta é deambular e partilhar palavras em torno do amor que uniu Soror Mariana Alcoforado a Noël Bouton de Chamilly, em pleno cenário da Guerra da Restauração. Uma visita que percorrerá, com olhar atento, os espaços e tempos da “freira portuguesa” na sua cidade.
O amor que uniu Soror Mariana Alcoforado a Noël Bouton de Chamilly faz parte da História da Literatura Universal e torna Beja uma referência obrigatória, mas ainda pouco valorizada entre nós, dos roteiros sentimentais à escala do planeta.
Ao contrário do que sucede com outras narrativas amorosas, em que prima a ficção, esta aflora em pleno a realidade e pode ser perscrutada na paisagem, no património edificado e móvel, nas fontes arquivísticas.
Vislumbrar as Cartas Portuguesas como um documento histórico, não apenas como um monumento literário, é o repto desta visita, que percorre, a partir da Praça da República, na cidade de Beja, com olhar atento, os espaços e tempos da “freira portuguesa” na sua cidade.