Beja vai ter mais um centro de alojamento de emergência social
A cidade de Beja vai ter mais um, o segundo, centro de alojamento de emergência social (CAES 2.0), destinado a pessoas em situação de desproteção. A notícia é avançada na edição desta semana do Diário do Alentejo (DA).

Foto: O ATUAL
De acordo com o semanário bejense o novo equipamento que vai ocupar o “edifício que alberga espaço comercial Casa Ribeiro” vai ser instalado, mediante protocolo assinado entre a Segurança Social e a associação Estar.
O DA recorda que de acordo com a Segurança Social, o CAES 2.0 “assume-se como uma resposta de emergência composta por um centro de acolhimento de emergência e uma equipa de outreach, incluído num consórcio de entidades locais, com o intuito da criação de sinergias territoriais que, agregando esforços, fiquem capacitadas para uma resposta mais integrada e de maior qualidade”. O CAES 2.0 destina-se “a pessoas ou famílias em qualquer situação aguda e imprevista, que é estimada como ameaçadora e coloca as mesmas em situação de perigo e desproteção, decorrentes da ausência de condições mínimas de subsistência e exigindo uma resposta imediata” – à semelhança da resposta CAES – e, ainda, “a pessoas que se encontram no seu domicílio, na rua ou que estão em trânsito e que, não necessitando de ser alojadas no CAES, beneficiam de um ‘encontro terapêutico’ com a equipa, de transporte e/ou de uma permanência temporária nas instalações”.
Este é o segundo CAES a nascer na cidade de Beja, o primeiro, está instalado na antiga Casa do Estudante, tem capacidade para receber 30 pessoas e é gerido pela Cáritas Diocesana de Beja mediante um protocolo estabelecido, em maio de 2023, com o Instituto da Segurança Social.