Beja: Visitas Guiadas de Verão regressam hoje à cidade
Tem início esta quinta-feira o programa de "Visitas Guiadas de Verão", em Beja. Promovida pelo município da cidade, a iniciativa destina-se a todos os que queiram conhecer o património da antiga Pax Julia e o caminho que percorreu até aos dias de hoje. O programa está dividido em seis visitas, com o máximo de 2 horas, e permanece na cidade até agosto.
“O castelo, as origens do território, o moinho e o pão, as pessoas e os acontecimentos que deram nome às ruas da cidade, os bairros antigos e miradouros e ainda personalidades que se destacaram na literatura”.
Estes são alguns dos temas que completam as “Visitas de Verão Guiadas”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Beja, que oferece, a quem vive ou a quem chega, momentos de cultura e conhecimento sobre a capital do Baixo Alentejo.
O programa deste ano encontra-se dividido em seis visitas, consoante diferentes locais e histórias da cidade.
Para conhecer a história secular de um dos monumentos mais emblemáticos, a visita “Hei de ir, Hei de ir ao Castelo de Beja” acontece todos os sábados de julho e agosto, com início às 18h00.
Se o objetivo for conhecer as histórias do centro histórico de Beja, serve a visita “Histórias de Beja: Das origens à cidade do séc. XXI”, todas as quintas-feiras de julho e agosto, às 10h00.
“Histórias de Moinhos e Moleiros- Moinho Grande” leva a conhecer a origem do antigo engenho de moagem da cidade, em visitas quinzenais, mediante marcação prévia.
“Ruas que Contam Histórias” percorre a cidade dia 20 de julho e 24 de agosto, às 10h00, numa visita ao passado dos espaços de circulação da cidade.
Para conhecer dois dos bairros mais antigos e emblemáticos de Beja, o município organiza a visita “Beja dos Bairros Antigos e dos Miradouros”, dia 6 de julho e dia 10 de agosto, às 10h00.
Por último, a completar o programa deste ano das “Visitas de Verão Guiadas”, surgem os “Roteiros Literários de Beja”, que dão a conhecer os quatro grandes escritores nascidos em Beja: Al- Mu´tamid, a 14 de julho; Mário Beirão, a 4 de agosto; Mariana Alcoforado, a 18 de agosto e Manuel Ribeiro, a 15 de setembro, em Albernoa, no âmbito da iniciativa “Por Esses Campos Fora”.
Cada visita tem duração máxima de 2 horas e os pontos de encontro são no castelo da cidade.