A autarquia revela que, ao longo dos últimos anos, tem procedido ao levantamento dos prédios urbanos e frações autónomas que se encontram devolutos ou em risco de ruir, bem como à identificação dos respetivos proprietários. Este levantamento, feito pelos serviços municipais, tem acontecido em todo o concelho e já foram abertos mais de 50 processos e convocados os respetivos donos.

Contribuir para a sensibilização, junto dos proprietários, para a importância da reabilitação destes edifícios e, ao mesmo tempo, assegurar todas as questões de segurança para pessoas e bens é o principal objetivo.

 O município da vila mineira recorda que “as edificações devem de ser alvo de conservação e o proprietário terá de as fazer sempre que forem necessárias e solicitadas, podendo ordenar-se, sempre que se verifique ameaça de ruína ou perigo para saúde e segurança das pessoas e bens, a sua demolição total ou parcial.”

Com este levantamento o Município de Aljustrel pretende “acautelar todas as questões de prevenção e assegurar a vitalidade de vilas e aldeias do concelho, apostando na requalificação dos espaços urbanos, e contribuindo para a diminuição dos prédios devolutos, uma vez que diminuem a capacidade de habitação, de comércio, de serviços e outros.”

 

 

 

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