Câmara de Odemira aprova novo projeto de voluntariado jovem internacional
Foi aprovado o novo projeto de voluntariado jovem internacional coordenado pelo Município de Odemira, com o tema “Regenerar Odemira 2”, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade – Erasmus+ / Juventude em Ação, no valor de 163.524,00 euros.
Em nota de imprensa, a autarquia explica que “o projeto "Regenerar Odemira 2" prevê a mobilidade de 16 jovens em 2023, com idades entre os 18 e os 30 anos, residentes ou naturais do concelho”.
A mesma fonte adianta que “o território de Odemira receberá 10 jovens voluntários internacionais, em voluntariado de longa duração (por 12 meses) e 4 jovens odemirenses poderão participar em projetos na Eslovénia e em França, em voluntariado de curta duração (a decorrer durante o verão de 2023). Está também contemplada a oportunidade para 2 jovens do concelho realizarem voluntariado internacional de longa duração, num projeto à sua escolha”.
As inscrições para o voluntariado estão abertas e os jovens podem candidatar-se no site do município de Moura.
“As oportunidades de voluntariado internacional continuarão nos meses de verão de 2024, com o envio de seis jovens odemirenses para projetos de voluntariado de curta duração”, frisa a autarquia.
“Regenerar Odemira 2” é o quinto projeto do Município de Odemira submetido e aprovado no âmbito dos programas de voluntariado internacional. Em 2023, o Município conta com a parceria da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, Clara Lab – Center for Rural Future, Associação Foz do Mira, GAIA Alentejo – Núcleo da Associação Grupo de Acção e Intervenção Ambiental e Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina e parceiros internacionais.
Com esta iniciativa o Município de Odemira pretende estimular a cidadania ativa entre os jovens, através de iniciativas desenvolvidas nas comunidades, despertando a consciência para questões relacionadas com sustentabilidade ambiental, preservação do património, tradições e cultura local, regeneração das florestas, inclusão e solidariedade.