Câmara Municipal de Beja lança Concurso de Escrita Criativa
A Câmara Municipal de Beja lança o concurso de escrita criativa "Beja, uma Carta de Amor”, inspirado na história de Mariana Alcoforado e na tradição da correspondência epistolar. O município desafia os participantes a escreverem cartas de amor à cidade, até 31 de dezembro.
Foto: C.M. Beja
O anúncio do lançamento do concurso foi feito durante o fim-de-semana das “Palavras Andarilhas” e surgiu na sequência do vídeo promocional “Beja, uma Carta de Amor”, lançado em maio.
A iniciativa “convida todos a expressarem o seu amor pela cidade através da escrita de cartas de amor dedicadas a Beja. Com estas cartas, pretendemos mostrar como Beja pode ser um centro afetivo, onde cada esquina, praça e edifício conta uma história de amor e conexão”, explica o município.
O painel de júris do concurso será composto por Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja; Martinho Marques, escritor e poeta de Beja; Paula Santos, bibliotecária municipal da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Beja e
André Tomé, técnico superior de património e turismo na Divisão de Turismo e Património da Câmara Municipal de Beja.
Haverá 1º, 2º e 3º prémios finais. O primeiro classificado terá oportunidade de publicar a carta no site oficial da Câmara Municipal de Beja e em outros meios de comunicação locais. Receberá também um voucher de 200€ para uso em estabelecimentos culturais e gastronómicos de Beja, além de um fim de semana para duas pessoas num hotel da cidade.
O segundo classificado é premiado com a publicação da carta no site oficial da Câmara e um voucher de 100€ para uso em estabelecimentos culturais e gastronómicos de Beja. Já o 3º prémio, será composto também pela publicação da carta no site oficial da Câmara Municipal de Beja e o classificado ganha um conjunto de produtos regionais da cidade.
O município informa ainda que podem participar cidadãos com nacionalidade portuguesa ou estrangeiros a residir em Portugal (Jovens dos 13-17 anos e adultos com mais de 18 anos), e que ficam excluídos de participar os elementos que integram o júri, bem como os funcionários da Câmara Municipal de Beja envolvidos no evento.
Os textos originais devem ser entregues até 31 de dezembro, sendo que o júri irá avaliar os trabalhos até 31 de março de 2025. A divulgação dos resultados deverá ser feita em abril do próximo ano, em data a anunciar.