Os sete municípios enumeraram, em nota de imprensa, as principais conclusões da reunião, entre as quais se destaca a preocupação dos autarcas com "o gravíssimo quadro de funcionamento previsto nas próximas semanas nos serviços de Pediatria e Obstetrícia no Hospital de Beja. Depois do encerramento registado na quinta-feira, dia 14, tudo aponta para novos episódios de fecho que, naturalmente, merecem firme condenação e preocupação dos Municípios".

"Esta situação poderá implicar a transferência de crianças doentes e de mulheres grávidas para Évora ou Faro, num procedimento que os autarcas não aceitam, por isso, exigiram ao Diretor Executivo do SNS soluções rápidas e eficazes que permitam superar esta situação totalmente indesejável e inaceitável".

Além deste cenário, foi ainda avaliado o quadro de funcionamento do Serviço de Urgência (SUB) de Castro Verde e, igualmente, o "problema grave" do SUB de Moura e da "carência muito preocupante" de médicos nos Centros de Saúde de Aljustrel e Mértola.

Em comunicado, é ainda referido que "as Câmaras Municipais presentes na reunião manifestaram a sua completa disponibilidade para, no âmbito das suas competências, colaborarem com a ULSBA e o Ministério da Saúde, para que os graves problemas identificados sejam rapidamente resolvidos".

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.